Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Enem: Portões fecham e primeiro dia de provas inicia em todo o Piauí

Os portões foram abertos às 11h15, com 45 minutos de antecedência, para evitar aglomerações.

17/01/2021 09:20

Os portões dos locais de aplicação de prova fecharam às 13h e foi dado início ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.  A prova é realizada em meio à polêmica causada pelos pedidos de adiamento do exame, devido à pandemia do novo coronavírus. Ao todo, 133.786 candidatos estão inscritos para fazer o Enem no Piauí.

Foto: Arquivo O Dia


Leia também: Psicóloga dá dicas para controlar a ansiedade no Enem 


Ao contrário do que era esperado, os portões foram abertos às 11h15, com 45 minutos de antecedência, para evitar aglomerações. A entrada dos candidatos nos locais de prova será permitida até as 13h, no horário de Brasília. Devido ao risco de contaminação pelo novo coronavírus, os estudantes devem manter distanciamento, mesmo fora dos locais de aplicação. 

As provas começam a ser aplicadas às 13h30. Neste domingo, os participantes devem responder a 45 questões objetivas de linguagens e 45 questões objetivas de ciências humanas, além da prova de redação. Os estudantes terão cinco horas e 30 minutos para resolver as questões. A prova termina às 19h.

Para garantir a biossegurança dos candidatos, novas medidas foram adotadas nesta edição, confira:

  • Será proibida a entrada e a permanência nos locais de aplicação sem máscara de proteção contra a COVID-19. Portanto, o uso durante a prova será obrigatório. O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção contra a COVID-19, a qualquer momento, será eliminado do exame, exceto para os casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020. O participante poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia. 
  • Durante a identificação do participante, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel antes de entrar na sala de provas. Nos locais de prova, serão disponibilizados recipientes próprios com álcool em gel e, no banheiro, os participantes serão orientados a lavar as mãos com água e sabão, antes e após o uso.
  • A vistoria de lanches e a revista eletrônica nos locais de provas, por meio do uso de detector de metais, também deverão respeitar os protocolos de prevenção contra a COVID-19. Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos.
  • O distanciamento entre participantes e aplicadores e os protocolos de proteção contra a COVID-19 deverão ser respeitados em procedimentos como ida ao banheiro e vistoria de materiais e lanches.
  • As pessoas consideradas de grupos de risco (idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias ou que afetam a imunidade) receberão tratamento diferenciado no ensalamento. A ocupação nessas salas será de até 25% da capacidade máxima. Esses participantes foram previamente identificados na base de inscritos e, assim, alocados nas salas especiais.
  • Pessoas acometidas ou com sintomas de COVID-19 e outras doenças infectocontagiosas, nos dias de realização das provas, não devem comparecer aos locais de aplicação. Nesses casos, a condição deverá ser comunicada, por meio da Página do Participante, antes da aplicação do exame.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: