Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em 48h, dois bebês são salvos por policiais após engasgamento com leite materno

Os recém-nascidos têm dois meses, um foi socorrido na BR-343 pela PRF e outro foi salvo pela PM em Timon.

30/12/2020 11:05

Dois bebês que foram salvos por policiais, ganharam os noticiários nas últimas 48h. Além de serem socorridos por policiais, os casos têm em comum, o fato dos recéns-nascidos terem se engasgado com leite materno.

O fato mais recente ocorreu na noite desta terça-feira, 29, onde um recém-nascido de dois meses que estava sem os sinais vitais, foi salvo por Políciais Rodoviários Federais. A ação aconteceu na BR 343 na cidade de Teresina/PI.

Em 48h, dois bebês são salvos por policiais após engasgamento com leite materno. FOTO: PRF 

Os policiais estavam na Unidade Operacional quando a criança chegou nos braços de duas mulheres que estavam desesperadas. O bebê não apresentava os sinais vitais, não apresentava movimentos e estava com quadro similar de hipotermia (quando a temperatura do corpo cai).

Os policiais iniciaram o procedimento de reanimação, realizando a manobra de heilmlich que consiste em fazer massagens e pequenos movimentos na região do tórax, tendo em vista que o bebê não respirava mais. Em segundos a criança voltou a respirar e os batimentos cardíacos foram normalizados.

Bebê de dois meses é salvo pela PRF na BR-343. Foto: PRF

Após o susto, a mãe informou que a criança havia se engasgado com o leite materno e não respondia mais aos estímulos. Os policiais orientaram a família a procurar a unidade de pronto atendimento mais próxima para que fosse realizados exames de rotina para essa situação. A criança passa bem.


Já o segundo caso, ocorreu no Maranhão, onde um bebê de apenas dois meses que estava engasgado com leite materno, foi salvo por policiais do 11º Batalhão da Polícia Militar de Timon.  O incidente aconteceu na noite dessa segunda-feira (28), por volta das 20h30.

Segundo o tenente Araújo, Comandante do 11º BPM, uma senhora chegou ao quartel chorando e com a filha nos braços. Ao perceber que se tratava de um engasgo, os policiais iniciaram os procedimentos de primeiro-socorros, com massagem no peito e nas costas da criança, que já chegou ao local quase sem vida.

Bebê engasga e é socorrido pela PM de Timon. FOTO: PM

Porém em minutos, a criança começou a reagir e volta a respirar. Participaram dessa ação de salvamento o cabo Damasceno e os sargentos Demétrio e Edvaldo.

O que fazer quando o bebê se afogar com o leite?

O leite materno possui as propriedades nutricionais essenciais que necessitam os bebês durante os seus primeiros meses de vida. É importante lembrar que o bebê já nasce sabendo sugar, mas como cada criança é única a mãe deve ficar atenta aos movimentos do filho.

Caso o bebê se engasgue com o leite e começe a tossir:  primeiro pare de amamentá-lo, o coloque de pé e se é necessário assopre o rosto dele. Se o bebê está afogado, ou seja, que não tosse e está sem ar, é preciso seguir as orientações abaixo:

Primeiro, manter a calma e respirar profundamente para evitar ficar nervosa. Logo, deve-se colocar o bebê no colo, segurá-lo com uma das mãos posicionada no tórax do pequeno, e com a outra mão, dar tapinhas nas suas costas. No caso de que o bebê não responda aos seus estímulos, o melhor é levá-lo imediatamente ao serviço medico de urgências.

Por: Sandy Swamy
Mais sobre: