Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em 2020, 88% dos atendimentos de trânsito no HUT foram relacionados a motos

Campanha enfatiza a preocupação que os condutores devem ter ao assumirem o volante de um veículo ou ao pilotarem uma motocicleta

25/09/2020 07:59

“Perceba o risco. Proteja a vida!”. Esse é o tema da Semana Nacional do Trânsito, que chama atenção, em mais um ano, para os cuidados que os motoristas devem ter nas vias a fim de evitar acidentes e preservar vidas. Em 2020, as ações da campanha ocorreram de maneira diferenciada em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus. Apesar de ações mais pontuais, a campanha enfatiza a preocupação que os condutores devem ter ao assumirem o volante de um veículo ou ao pilotarem uma motocicleta.

Leia também: Acidentes de trânsito crescem 20% com a retomada econômica em Teresina

Segundo o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), dos 5.746 pacientes vítimas de trânsito atendidos de 1º de janeiro a 31 de agosto deste ano, 5.077 (88,3%) eram relacionados a acidentes com motocicleta; 189 pacientes (3,2%) foram vítimas de carro e 458 atendimentos (7,9%) foram de vítimas de atropelamento

Quando comparamos os dados do mesmo período do ano passado (6.793), notamos que houve uma redução dos acidentes, especialmente de vítimas de moto (5.818). Essa queda, de 2019 para 2020, se deu em decorrência das ações de isolamento social, necessárias para evitar a disseminação da Covid-19. 


O pico de atendimentos por acidentes de trânsito este ano ocorreu no mês de agosto - Foto: Assis Fernandes/O Dia

Porém, ao analisarmos os dados somente deste ano, mês a mês, nota-se um aumento considerável de vítimas de acidentes de trânsito a partir da retomada gradual das atividades econômicas na cidade, com pico no mês de agosto. Enquanto em abril, início do isolamento social, foram registrados 537 atendimentos relacionados a acidentes de trânsito no HUT; em agosto, esse número chegou a 861.

Mas ao comparar agosto de 2019 com agosto de 2020, nota-se uma redução de 11% dos acidentes. Enquanto naquele mês do ano passado, 977 pessoas foram atendidas no Hospital de Urgência de Teresina, sendo 832 relacionados a acidentes com moto; em agosto de 2020, foram atendidas 861 pessoas vítimas de trânsito, sendo que os atendimentos às vítimas de motocicleta somaram 789, uma redução de 5%.

Contudo, é importante frisar que os números registrados em agosto deste ano são considerados elevados, especialmente se considerarmos as condições atuais causadas pela pandemia do coronavírus, que impactaram na redução da circulação de veículos em Teresina.

Leia também: Acidentes de traÌ‚nsito aumentam com fim de lockdown 

Acidentes continuaram em alta mesmo durante a pandemia

Zulmirene Sousa, gerente de Educação da Escola Piauiense de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), chama atenção para os dados apresentados pelo HUT. Ela comenta que essa redução dos acidentes de trânsito este ano era esperada devido à pandemia e à rigidez e fiscalização dos órgãos. Entretanto, ela pontua que as estatísticas, ainda assim, estão elevadas.

“Mesmo com as restrições para ficar em casa, nem todo mundo parou de circular pelas vias, como os entregadores de comida. Tanto que os motociclistas continuam sendo os que mais se envolveram em acidentes. Na pressa pela entrega, por conta de tantos fatores, eles acabam se arriscando e se envolvendo em acidentes. Ainda que eles estivessem com pressa, mas as ruas estavam praticamente livres para eles, e, com isso de afrouxar um pouco o isolamento social, os índices começaram a subir novamente”, pontua.

A gerente de Educação de Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), Samyra Motta, destaca que, mesmo durante a pandemia e com a quantidade de veículos reduzida, foram registrados alguns acidentes, inclusive graves e relacionados ao consumo de bebida alcoólica.

“Foram registrados casos, mas bem menos porque o trânsito estava limitado. Porém, depois que teve a reabertura das atividades, as pessoas começaram a circular sem controle, sem ter educação, tanto que, no HUT, a maioria dos acidentes são de motociclistas. A rua é a mesma e as leis são as mesmas, o que provoca acidentes são as pessoas e as posturas erradas que elas adotam”, enfatiza Samyra Motta.

Veículos envolvidos em colisões são usados para conscientizar motoristas

Dentre as ações que estão sendo adotadas para conscientizar os condutores sobre os perigos do trânsito, está a exibição de automóveis que estiveram envolvidos em acidentes. Os veículos, colocados em pontos estratégicos da cidade, chamam atenção da população por se encontrarem completamente destruídos.

Essa ação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) já vem sendo realizada há alguns anos e, segundo Zulmirene Sousa, gerente de Educação da Escola Piauiense de Trânsito do Detran-PI, os veículos foram colocados em pontos estratégicos de Teresina, como no balão das avenidas João XXIII e Presidente Kennedy; nos cruzamentos das avenidas Joaquim Nelson com Noé Mendes; entre as avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa e também na Avenida Centenário, próximo ao Aeroporto.


Carro destruído no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa - Foto: O Dia

“São veículos envolvidos em acidentes reais de trânsito e estão colocados em alguns cruzamos de avenidas movimentadas de Teresina como forma de chamar atenção dos motoristas e da população em geral sobre os cuidados que devem ter no trânsito. Essa é uma ação que fazemos há muitos anos e é uma experiência que está dando certo, pois a nossa intenção é realmente impactar a sociedade, para que as pessoas parem, vejam e reflitam”, disse.

Zulmirene Sousa destaca que a Semana Nacional do Trânsito acontece todos os anos no mês de setembro por ter sido idealizada juntamente com o Código de Trânsito Brasileiro.

Apesar da Semana ser uma data pontual, as ações de orientação aos condutores são realizadas diariamente, não somente pelo Detran-PI, mas por outros órgãos parceiros, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Strans e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: