Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dias das Mães: veja o horário de funcionamento do comércio e bares no Piauí

Comemorado neste domingo (09), o Dia das Mães é uma data movimentada para o comércio de rua e para os grandes centros comerciais

07/05/2021 16:09

Em várias cidades do Piauí, medidas foram adotadas para a prevenção e controle da Covid-19. Na última sexta-feira (30), o governo do Piauí decidiu flexibilizar a abertura de bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares  que poderão funcionar até às 22h deste sábado (08). Já no domingo (09), haverá a proibição de circulação de pessoas. (Veja no final da matéria os serviços essenciais que podem funcionar no domingo).

Foto: Arquivo/ODIA

Comércio

Comemorado neste domingo (09), o Dia das Mães é uma data movimentada para o comércio de rua e para os grandes centros comerciais. Em Teresina, um decreto municipal publicado no último final de semana, segue as determinações do Estado e permite que os bares e restaurantes da capital poderão funcionar até às 22 horas do sábado (08), inclusive com utilização de música ao vivo . Para o comércio em geral, fica autorizado sua abertura e funcionamento por até 9 horas diárias, sem ultrapassar, no entanto, às 20 horas.

“Essa será a primeira vez depois de muitos sábados que o comércio em geral e shoppings centers abrem suas portas para o atendimento ao público. Isso acontece em razão ao quadro pandêmico que se estabilizou. Esperamos que assim essa situação se permaneça para que outras atividades econômicas possam também ser comtempladas nos próximos decretos. Pedimos a população que não baixe a guarda nesse momento. Vamos manter as medidas preventivas”, disse o secretário de desenvolvimento econômico de Teresina, Marcelo Eulálio. 


Bancos

Os bancos do Piauí fecham durante o final de semana.


Shoppings

No sábado (08), o Teresina Shopping funcionará nos seguintes horários:

lojas, Espaço Família, farmácias e lojas de alimentação das 10h às 22h;

Big BomPreço das 8h às 22h;

Smart Fit das 6h às 22h

Cinemas Teresina a partir das 13h40.

Já no domingo (09) funcionam somente os serviços considerados essenciais, farmácias das 10h às 22h, Big BomPreço das 08h à 22h, lojas de alimentação somente para delivery e lojas poderão funcionar para delivery ou drive thru.


Shopping Rio Poty

Lojas e Quiosque das 10h às 22h

Cinema a partir das 12h

Farmácias das 10h às 22h

Academia das 06h às 22h

Polícia Federal das 13h às 17h


Nova Ceasa

Funciona normalmente de 5h às 13h.


Transporte público

O transporte público vai operar de forma reduzida em Teresina.


Domingo de restrições

Segundo o governo do Piauí, a partir das 23h de sábado (8) até as 24h do domingo (9), ficarão suspensas todas as atividades presenciais econômico-sociais, com exceção das atividades consideradas essenciais. São elas:

– mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios;

– farmácias, drogarias, produtos sanitários e de limpeza;

– oficinas mecânicas e borracharias;

– lojas de conveniência e serviços de alimentação situadas em rodovias, estaduais e federais, exclusivamente para atendimento de pessoas em trânsito (viajantes);

– postos revendedores de combustíveis e distribuidoras de gás;

– hotéis, com atendimento exclusivo dos hóspedes;

– distribuidoras e transportadoras;

– serviços de segurança pública e vigilância;

– serviços de alimentação preparada e bebidas exclusivamente para sistema de delivery ou drive-thru;

– serviços de telecomunicação, processamento de dados, call center e imprensa;

– serviços de saúde, respeitadas as normas expedidas pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí;

– serviços de saneamento básico, transporte de passageiros, energia elétrica e funerários;

– agricultura, pecuária, extrativismo e indústria;

– bancos e lotéricas;

– templos, igrejas, centros espíritas e terreiros com atividades religiosas presenciais com público limitado a 25% da capacidade, não podendo haver mais de uma celebração diária, nem podendo a celebração diária ultrapassar duas horas de duração.

Fiscalização

A fiscalização das medidas determinadas no decreto será exercida de forma ostensiva pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipal, com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil e da Guarda Municipal, onde houver. Os órgãos poderão solicitar a colaboração da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e do Ministério Público Estadual.

Mais sobre: