Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"Eu saí de Manaus e só queria viver", diz paciente que recebeu alta do HU

A previsão de saída do hospital está marcada para às 10 horas.

21/01/2021 09:29

Atualizado às 13h12

O paciente Danilo Moura (30), que veio transferido de Manaus (AM) para Teresina e estava internado no Hospital Universitário, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), recebeu alta médica hoje (21). Ele, que chegou à capital na sexta-feira (15), foi o terceiro paciente de Manaus a deixar o hospital e a se recuperar da Covid-19.

“Eu sai de lá [Manaus] e só queria viver, mas cheguei aqui [Teresina] e senti esperança de que ia dar certo”, disse o motorista, comemorando pela sua recuperação.

Outro paciente que também deixou o HU-UFPI foi Leonardo Rafael (46), que é venezuelano e mora, mas mora em Manaus. Ele agradeceu o atendimento que recebeu no hospital e aos profissionais de saúde que lhe atenderam com todo cuidado.

“Muito obrigada ao hospital pela atenção. Eu cheguei em um estado de saúde muito delicado e agora já vou voltar para a minha casa. Estou só um pouco cansado, mas estou bem”, falou.

A terceira paciente a deixar o hospital hoje foi Francinete Dutra, de 57 anos. Emocionada, ela comemorou a recuperação e disse não ver a hora de voltar para Manaus e reencontrar a família.

“O que eu passei vendo no hospital, vendo amigos morrendo ao meu lado e pensando que a próxima seria eu, sem oxigênio. Agora, eu quero chegar na minha casa e abraçar meus filhos”, contou.

O procedimento médico adotado no hospital é diferenciado. Antes da terceira paciente sair, o médico Maurício Giraudi, gerente de Atenção à Saúde do UF-UFPI, divulgou protocolo necessário para que os pacientes pudessem ter recebido alta. O documento foi elaborado por uma equipe técnica de multiprofissionais do hospital

Mais quatro pacientes seguem internados no Hospital Universitário, sendo que dois deles se encontram com 50% dos pulmões comprometidos. De acordo com a equipe médica, o caso mais grave é de um homem chamado Messias Oliveira, que requer mais cuidados.

Matéria original

Mais três pacientes que foram trazidos de Manaus para Teresina e estavam internados no Hospital de Universitário, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), receberão alta médica nesta quinta-feira (21). A previsão de saída do hospital está marcada para às 10 horas.

Dessa vez, sairão dois homens, identificados como Danilo Moura de Araújo (30) e Leonardo Rafael Perez Cova (46) e uma mulher, Francinete Binda Dutra (57). As duas primeiras pacientes receberam alta ontem. Daniela da Silva Pereira (30) e Jaqueline Santos da Silva (38) estão curadas da Covid-19 e seguiram para uma casa de apoio, onde ficarão até retornarem para Manaus (AM).

Outros quatro pacientes seguem internados no HU, sendo dois deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Mais sobre: