Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid: três hospitais de Teresina estão sem vagas de UTI para pacientes

Há pelo menos 4 hospitais na capital que também estão sem leitos clínicos disponíveis para atender pacientes com covid. Dados são da Sesapi.

21/07/2020 08:03

Neste final de semana, o Piauí completou quatro meses da primeira confirmação de um paciente com covid-19. Apesar de a curva da pandemia ter começado a apresentar uma estabilização a nível estadual, em Teresina, ela andou subindo na última semana, o que gera um alerta por parte do poder público, inclusive devido à capacidade de atendimento da rede hospitalar. Aqui na capital, por exemplo, há pelo menos três hospitais sem vagas de UTI disponíveis para pacientes com covid-19.

São eles o Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella, o Hospital Geral do Monte Castelo e o Hospital São Marcos. Juntas, estas três unidades somam 54 vagas de UTI das 314 que Teresina possui. Vale lembrar que, ao todo, a capital piauiense registra uma taxa de ocupação de leitos para pacientes covid grave em torno dos 73,2%.


O Hospital Natan Portella é um dos três em Teresina que estão com 100% de suas vagas de UTI ocupadas - Foto: O Dia

O que chama a atenção é a situação do Hospital do Monte Castelo, onde além de vagas de UTI, faltam também vagas em leitos clínicos para pacientes contaminados pelo novo coronavírus. De acordo com o levantamento diário feito pela Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde), todos os 43 leitos de enfermaria existentes no Hospital do Monte Castelo também estão sendo utilizados, ou seja, a unidade não tem mais como receber pacientes com covid-19. É o mesmo caso do Hospital São Marcos, em que há 100% dos leitos clínicos ocupados com pacientes com coronavírus

Com relação aos leitos clínicos, também estão operando na sua capacidade máxima de lotação o Hospital da Polícia Militar Dirceu Arcoverde (HPM), em Teresina, e o Hospital Universitário da UFPI. 

Teresina hoje amanheceu com 13.648 casos confirmados de covid-19, 779 óbitos e 2.939 pacientes recuperados da doença. O bairro Itararé segue sendo o local com a maior concentração de contaminados, tendo 675 moradores diagnosticados com coronavírus. Em seguida aparecem os bairros Mocambinho (442 casos) e Promorar (332 casos). 

Leia também: Covid-19 no Piauí: pico de contágio será dia 21 de julho 

Ocupação de leitos com respirador no Piauí cai pela primeira vez nos últimos 30 dias

A despeito da situação preocupante de alguns dos principais hospitais da rede de atendimento à covid-19 em Teresina, a nível de Piauí, o cenário começa a dar sinais animadores. Por exemplo, a taxa de ocupação de leitos com respirador disponíveis no Estado apresentou seu menor índice ao longo dos últimos 30 dias. De acordo com o boletim da Sesapi, o Piauí possuía até o último sábado (18), 60,89% de seus leitos com respiradores ocupados

Para efeito de comparação, há três semanas, no dia 30 de junho, esta taxa de ocupação era 69,28%. Isto significa dizer que tem havido uma queda na quantidade de pacientes infectados com a covid no Piauí que precisam de respiração mecânica e encontram-se em estado grave.

Ainda ontem (20), o governador Wellington Dias havia comemorado essa aparente redução na quantidade de internações por covid-19 no Piauí. Ele destacou que o Piauí vem apresentando uns dos melhores índices de isolamento social do Brasil aos finais de semana e que o número de pacientes que chegam precisando de atendimento por conta do coronavírus têm sido menor que o número de altas.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: