Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid: Mulher tem atendimento negado em Teresina após marido testar positivo

Katya Cilene Batista procurou a unidade básica de saúde para fazer teste rápido da covid-19 após o marido ter sido diagnosticado com a doença.

29/06/2020 09:46

Há 10 dias, Rialtini Marreiros Nunes Júnior, teresinense morador da zona Sul da capital, testou positivo para covid-19 em um teste feito na rede particular de Teresina. No sábado, a esposa dele, Katya Cilene Batista, buscou atendimento na UBS Dagmar Mazza, também na zona Sul, mas teve o atendimento negado na porta da unidade de saúde. Ao Portalodia.com, ela conta que a enfermeira que a recebeu na UBS não permitiu que ela passasse da porta e lhe orientou a voltar para casa.

Leia também: Teresina: Irmã de grávida curada da Covid-19 acusa UBS de recusar atendimento 

Katya conta que foi até a UBS para tentar fazer o teste da covid-19, já que apresentou sintomas de gripe dias depois que o marido testou positivo para a doença. Acompanhada da filha pequena, ela diz que recebeu a orientação de ficar em completo isolamento, mas sem conseguir ter nenhuma confirmação sobre se está ou não contaminada com o coronavírus.

O que preocupa Katya é o fato de os sintomas serem leves e ela poder estar em estágio de transmissão da doença e não saber de fato. “Cheguei lá relatando os sintomas, mas não me deixaram nem passar da porta. Mesmo eu falando que meu marido tinha testado positivo e que eu tenho criança em casa e somos só nós, não fizeram teste nem qualquer exame. Me disseram para botar meu marido e meus filhos em isolamento e não ficar andando no meio da rua, porque essa doença é séria. Eu senti como se tivessem reclamando que eu fui buscar atendimento”, explicou Katya.


Foto: Reprodução/O Dia

O que ela questiona é o fato de ela ter possibilidades reais de estar contaminada com a covid-19, já que tem uma pessoa em casa com a doença, e não saber com certeza. “Eu posso estar transmitindo, assintomática, e não saber. E aí? Eu ainda posso ficar em casa e não sair pra lugar nenhum, só pra fazer um supermercado, mas e se fosse uma pessoa que não pudesse ficar em casa isolada? Ia sair contaminando todo mundo”, questiona a paciente.

Após buscar atendimento na UBS Dagmar Mazza e ser orientada a retornar para casa sem o teste, Katya diz que procurou agendar o teste familiar junto à Fundação Municipal de Saúde pelo Whatsapp 86 99425-1578, conforme orientação da Prefeitura. No entanto, o número dá indisponível e não há nenhum retorno, de acordo com ela. 

O Portalodia.com procurou a Fundação Municipal de Saúde (FMS) para saber sobre o atendimento negado na UBS Dagmar Mazza. Por meio de sua assessoria, o órgão informou que quando um paciente testa positivo na UBS, a família deve aguardar em casa que uma equipe vai testar os demais moradores. Mas o teste só pode ser feito após oito dias de sintomas, por isso se a pessoa for à UBS antes do prazo, ela será mandada para casa com orientações médicas de acordo com os sintomas dela e a avaliação do médico. Nesse caso, a testagem será agendada para a data em que ela completar oito dias de sintomas.

Se o parente foi testado na rede particular, a família deve agendar o teste junto à FMS pelo Testa Teresina, através do Whatsapp 86 99425-1578. O serviço, no entanto, só funciona de segunda à sexta das 8h às 18h.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: