Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: pacientes de Teresina devem agendar testes

Os testes devem ser feitos pelo telefone (86) 99425-1578; FMS entrará em contato em até 72 horas

16/06/2020 12:11

Um novo canal de comunicação foi criado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina (FMS) para identificar pessoas que possam estar com Covid-19, mas que ainda não realizaram os testes. Para isso, está sendo disponibilizado um telefone para contato, para que esse paciente faça o agendamento diretamente com a FMS.

Karoline Alencar Rodrigues, gerente de Informações em Saúde da Atenção Básica da FMS, o Testa Teresina foi criado para identificar as pessoas com Covid-19 que ainda não tiveram os testes agendados para seus contatos intradomiciliares, ou seja, pessoas que residem no mesmo endereço que o paciente confirmado.

O paciente que for diagnosticado com Covid-19 deve notificar aos órgãos de saúde (Foto: FMS/Ascom)

“O paciente pode entrar em contato pelo telefone (86) 99425-1578, que está disponível exclusivo para mensagem. Ao fazer contato, ele emitirá respostas automáticas, solicitando que o paciente preencha todas as informações e a Fundação, em até 72 horas, entrará em contato com esse paciente para realizar o agendamento com os familiares”, explica Karoline Alencar sobre o funcionamento. 

Vale lembrar que o contato será feito através do paciente que tenha considerado positivo para Covid-19, por isso, esse paciente precisa ter notificado aos sistemas oficiais do Ministério da Saúde para que seja possível identificá-lo e a realizar a busca ativa de seus contatos. Após feito isso serão adotadas as medidas de segurança, como isolamento adequadamente e identificação dos casos positivos.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: