Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid: em 24h, Piauí tem 68 vezes mais contaminados do que vagas livres de UTI

O estado bateu um novo recorde de casos de covid-19 nesta terça, com 1,651 novos diagnósticos; Piauí tem só 24 leitos de UTI vagos.

24/03/2021 09:25

Que o sistema de saúde público e privado no Brasil se encontra em colapso, não é mais novidade. O Piauí não é exceção à regra. Nesta terça-feira (23), o Estado chegou a 196.010 casos confirmados de covid-19 com 3.870 óbitos. Somente nas últimas 24 horas, foram 1.651 novos casos diagnosticados. Para se ter uma ideia da exaustão e incapacidade de atendimento do sistema de saúde à demanda, em um único dia, o Piauí teve 68 vezes mais doentes confirmados com covid-19 do que a quantidade de leitos de UTI disponíveis em todo o Estado. No atual momento, o Piauí possui apenas 24 vagas de UTI vagas para recebimento de pacientes graves.

No Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, por exemplo, 17 das 20 vagas de UTI disponíveis estão ocupadas. Em Parnaíba, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) já não tem mais leitos vagos para pacientes graves. Mesma situação do Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras. Picos também é outra cidade na qual não há mais vagas nas UTI's: os 18 leitos do Hospital Justino Luz se encontram ocupados. Piripiri também entra nessa lista, assim como São Raimundo Nonato, e boa parte dos hospitais de Teresina.


Foto: Jailson Soares/O Dia

Aqui na capital, o Hospital da Polícia Militar (HPM), está com seus 10 leitos de UTI sendo usados. Do mesmo jeito, se encontra o Hospital de Doenças Trocipcais Natan Portella (HDIC), que tem 20 leitos de UTI todos ocupados. No Hospital de Urgências de Teresina (HUT), há somente duas vagas de UTI disponíveis (26 das 38 que o hospital possui estão sendo utilizadas). O Hospital Geral do Monte Castelo não tem mais vagas, assim como o Hospital São Marcos, o Prontomed e o Unimed.

Conforme aponta o boletim da Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde), o Piauí possui um total de 407 leitos de UTI ocupados entre capital e interior, e somente 24 livres. A taxa de ocupação é de 94,4%. Na capital, Teresina, são 289 leitos de pacientes graves sendo utilizados, com apenas 20 livres. A taxa de ocupação de UTI na cidade é 93,5%. No interior, a situação é mais crítica: apenas 4 leitos de UTI estão vagos e 118 estão ocupados. A taxa de ocupação de leitos graves no interior piauiense é 96,7%.


Leia também: UTI covid: Piauí tem 100% de ocupação em seis regiões de saúde


Piauí registra novo recorde casos

Nesta terça-feira (23), o Piauí registrou um novo recorde de casos diagnosticados de covid-19. Somente em 24 horas, 1.651 pessoas testaram positivo para a doença. Esse é o maior número de casos positivos em um dia desde o início da pandemia. O recorde anterior era de 1.637 casos, registrado no dia 30 de junho de 2020. 

Os dados apontam que, mesmo com as medidas restritivas adotadas nos últimos dias pelo Governo do Estado e a queda na taxa de transmissibilidade, a circulação do vírus no Estado continua a crescer de forma assustadora. De acordo com o Painel Covid, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, a média móvel de novos casos continua em alta, com variação de 28% em relação a 14 dias atrás. Segundo o cálculo, nos últimos sete dias, o Estado registrou uma média de 1.150 novos casos por dia.


Foto: Prefeitura de Teresina

Com o sucessivo aumento de diagnósticos positivos, março vem se consagrando como um dos piores meses da pandemia para o Piauí. Somente em 23 dias, o mês já ultrapassou o total de casos novos de todos os meses anteriores, a contar de agosto do ano passado. Ao todo, já são mais de 22 mil casos confirmados esse mês.

Segundo a Sesapi, dos 1.651 casos confirmados da doença nas últimas horas, 920 são mulheres e 731 são homens, com idades que variam de um a 101 anos. Os casos confirmados no estado somam 196.010 distribuídos em todos os 224 municípios piauienses.

Já em relação ao número de mortes, nas últimas 24 horas, 19 pessoas não resistiram à covid-19 e vieram a óbito em decorrência da doença, segundo os dados divulgados pela Sesapi, na noite desta terça-feira (23). As vítimas eram nove mulheres e dez homens com idades entre 50 e 86 anos. Seis vítimas não possuíam doenças preexistentes.

Mais sobre: