Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid: após queda nos casos, Piauí vai começar a desativar leitos

Decisão foi aprovada em reunião com o Comitê de Operações Especiais. Metade dos leitos do Hospital de Campanha serão desmobilizados, assim como leitos de hospitais particulares contratados pelo poder público.

06/08/2020 08:47

O Governo do Estado do Piauí está planejando desmobilizar e desativar leitos hospitalares criados em caráter emergencial para aumentar a oferta de vagas para pacientes covid-19 durante a pandemia. A decisão vem após os números do novo coronavírus terem registrado uma estabilização e queda acompanhadas da redução nos óbitos e na diminuição da ocupação dos leitos em hospitais da rede pública e privada.

Leia também: Covid-19: Piauí registra queda na ocupação de leitos nos hospitais 

O plano é rescindir gradativamente os contratos com hospitais privados onde há leitos contratados pelo governo, compensando com novas vagas na rede de saúde de pública. A reunião que aprovou a deliberação de iniciar essa desmobilização de leitos aconteceu ontem (05) entre o governador Wellington Dias e membros do Comitê de Operações Emergenciais para Covid-19 (COE).

Pelo cronograma elaborado pela equipe técnica, a desarticulação iniciará já na próxima semana, mais precisamente no dia 12, com a desativação de 10 leitos de UTI e mais 10 leitos clínicos em um hospital particular de Teresina. Já nos dia 16 de agosto deverão ser desativados metade dos leitos do Hospital de Campanha do Verdão.

Essa desativação de vagas nos hospitais covid será avaliada semanalmente junto com a evolução do quadro provocado pelo novo coronavírus no Estado e as decisões podem inclusive serem revistas. “Se acontecer de alguma região registrar crescimento de transmissibilidade ou ocupação de leitos, este mesmo comitê científico pode suspender as novas desativações e restabelecer contratos”, explicou o governador Wellington Dias.


Reunião foi entre o governador Wellington Dias e membros dos Podres Legislativo, Judiciário, Executivo, polícias e Prefeitura de Teresina - Foto: Ccom Piauí

A reunião que decidiu pelo início dessa desmobilização dos leitos covid no Piauí contou também com a participação de membros dos Poderes Legislativo, Judiciário, Executivo e as polícias piauienses. Também estiveram presentes virtualmente representantes da Prefeitura de Teresina e de outras instituições. Na ocasião, além do planejamento para desativação de vagas covid criadas emergencialmente, o Governo também apresentou um panorama de enfrentamento à pandemia.

Desde o início da pandemia aqui no Estado o Piauí conseguiu aumentar em 209% o número de leitos de UTI (de 148 para 458), em 36% os leitos de enfermaria (de 723 para 984) e em 180% os leitos de estabilização (de 26 para 73). Hoje, os leitos de UTI estão com 61% de ocupação e os leitos de estabilização possuem 24% de suas vagas sendo utilizadas.

Já com relação à taxa de transmissibilidade do vírus no Estado, ela caiu para 0,74 em julho. Para efeito de comparação, em maio, quando os casos de covid-19 no Piauí ainda estavam em trajetória ascendente, essa taxa chegou a ser de 2,95, ou seja, uma pessoa contaminada infectada quase outras três.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações do Governo do Estado do Piauí
Mais sobre: