Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Piauí registra queda na ocupação de leitos nos hospitais

Hoje, a ocupação dos leitos clínicos do Estado está em 41,5%. Os leitos de estabilização estão 23% e os de UTI em 60,9%. Óbitos também tiveram queda.

04/08/2020 09:04

O Piauí encontra-se no meio do seu processo de reabertura das atividades econômicas e flexibilização da quarentena e um dos critérios estabelecidos para embasar esse protocolo é a redução nas taxas de ocupação dos hospitais destinados ao tratamento de pacientes com o novo coronavírus. No Piauí, o índice de internações, ou seja, a taxa de ocupação das vagas nos hospitais tem registrado queda ao longo das últimas semanas em relação ao que vinha sendo observado nos últimos três meses, por exemplo.

Leia também: Com maior isolamento social do país, Piauí registra queda nos índices de Covid-19 

O levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) aponta que houve queda nos três tipos de internações: em leitos clínicos, leitos de estabilização e em leitos de UTI em todo o Piauí. No caso dos leitos clínicos para pacientes covid-19, o pico de internações aconteceu no dia 07 de julho, quando 54% das 1.028 vagas existentes, ficaram ocupadas. Ontem, essa ocupação de leitos clínicos caiu para 41,8%. Em 07 de julho, haviam 580 pacientes contaminados ocupando leitos clínicos no Piauí, e ontem esse número caiu para 411, uma redução de 29%.


Foto: Ccom/Governo do Estado

Já no que respeita aos leitos de estabilização, que é onde os pacientes graves ficam antes de serem transferidos para uma UTI, a queda foi de quase 40% no mesmo período. No dia 07 de julho, quando houve o pico de ocupação deste tipo de leito, o Piauí registrou 27 internações. No dia de ontem (03), foram 17. Em 07 de julho, a taxa de ocupação de leitos de estava na casa dos 37% e ontem caiu para 23,3%.

Com relação aos leitos de UTI para pacientes covid graves, o pico de internações aconteceu no dia 07 de maio, quando 330 pessoas ocupavam vagas de terapia intensiva nos hospitais do Estado. Ontem, esse número de internações caiu para 279, uma redução de 15%. A taxa de ocupação de leitos de UTI no Piauí caiu de 77% em maio para 60,9% agora no começo de agosto.

Leia também: Covid-19: as oito cidades que ainda resistem à pandemia no Piauí 

Óbitos também têm tido queda

Segundo o governo do Piauí, um dos fatores que apontam a estabilização e retrocesso da curva da covid-19 no Estado, além das taxas de internação terem diminuído, é a quantidade de óbitos confirmados diariamente. Conforme os boletins e levantamentos feitos pela Sesapi, os registros de mortes em decorrência do coronavírus no Piauí tem caído pela quarta semana consecutiva. O pico de falecimentos registrado no Estado aconteceu na 27º semana do ano, quando foram contabilizados 152. A partir de então os números começaram a decair até chegarem a 126 óbitos confirmados nesta 31º semana, início de agosto.

Leia também: Numero de óbitos por Covid-19 cai pela quarta semana seguida no Piaui 

“Fomos um dos estados do Brasil que mais demoraram a flexibilizar a quarentena, mas nossa decisão foi acertada. Conseguimos evitar o colapso no sistema de saúde e, mais do que isso: vamos completar um mês de reabertura sem que o número de mortes subisse, como aconteceu em outros estados que abriram o comércio antes da hora”, explica o governador Wellington Dias.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações do Governo do Estado do Piauí
Mais sobre: