Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Piauí inicia vacinação de 25 mil quilombolas

As doses enviadas pelo Ministério da Saúde no nono lote de vacinas são suficientes para imunizar 100% dos quilombolas

25/03/2021 16:36

Um total de 25.193 quilombolas serão vacinados contra a Covid-19 dentro do plano de prioridades da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A imunização dessa população teve início no último sábado (20) e segue pela próximas semanas em todas as comunidades mapeadas.


Leia também“Todas as vacinas foram entregues”, diz Sesapi após polêmica 


Segundo a Sesapi, as doses enviadas pelo Ministério da Saúde no nono lote de vacinas são suficientes para imunizar 100% dos quilombolas com a primeira dose. Ao todo, são 115 comunidades quilombolas situadas em 37 municípios piauienses.

“A inserção das comunidades piauienses foi feitas através do trabalho do movimento quilombola, com o auxílio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, que realizou o mapeamento dessa população, junto com a Gerência de Igualdade Racial da SASC”, afirmou o o coordenador de Equidade da Sesapi, Gilvano Quadros.

Foto: Divulgação / Sesapi 

A comunidade Mimbó, localizada na cidade de Amarante que que conta com 510 moradores foi uma das primeiras a receber a vacinação. “É muito importante para nossa comunidade do quilombo essa vacinação, para que possamos nos proteger dessa doença tão perigosa. Estamos muitos felizes”, comentou a moradora do Mimbó, Lucimar Lima Paixão.

A comunidade Sítio Velho, na cidade de Assunção do Piauí também já iniciou a imunização. Gilvano Quadros explicou as demais já estão se organizando junto com os municípios para iniciarem a campanha. 

Mais sobre: