Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Idade é o principal fator de risco no Piauí, aponta pesquisa

As maiores vítimas são idosos nas faixas etárias de 61 a 80 anos e acima de 80 anos.

11/01/2021 15:35

A  idade está entre os principais fatores de risco da Covid-19 no Piauí, aponta dados de um levantamento realizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).


Leia tambémCOVID-19: Vacinação no Piauí pode começar dia 25 de janeiro, afirma Wellington Dias 

Covid-19: Piauí ultrapassa 2.900 óbitos e média de mortes aumenta 19%  


O estudo realizado no período entre os meses de março a setembro de 2020, quando o estado acumulava 2.127 óbitos pelo novo coronavírus, mostram que as maiores vítimas são idosos nas faixas etárias de 61 a 80 anos e acima de 80 anos.

A coordenadora da pesquisa, a biomédica Ester Miranda, explica que as pessoas dentro dessa faixa etária representaram quase 50% das mortes. “Estratificando os óbitos acumulados por faixa etária, observa-se que de 61 a 80 anos e acima de 80 anos representam, respectivamente, 48% (1.015) e 29% (620) dos óbitos por Covid-19 acumulados no fim do terceiro trimestre de 2020. O que nos leva a concluir que a idade é um dos principais fatores de risco ”, afirmou.

Segundo a pesquisa, os pacientes com os casos mais graves da doença estão nas faixas etárias de 40 a 77 anos de idade. Por outro lado, os casos mais brandos da doença é documentado na faixa etária de 37 a 63 anos.

Foto: Divulgação / Ccom

Sexo

A pesquisa apontou que homens estão dentro de um grupo onda a doença mais fez vítimas no estado. “Sete em cada dez casos, o sexo masculino é apresentado como predominante dentre os graves, sendo a frequência representada pelo intervalo de 53,6% a 80,8%. O que explica também o número elevado de óbitos neste grupo”, destaca Ester Miranda

Comorbidades

A coordenadora revela ainda que dentre os que possuíam comorbidades, 69% possuíam hipertensão arterial ou doenças cardiovasculares com ou sem outras comorbidades e 39% eram portadores de diabates mellitus (DM) com ou sem outras comorbidades associadas. 

Vacina

Esse levantamento está sendo utilizado como referência no plano de imunização contra a Covid-19 no Piauí. “Estamos na fase de preparação para a vacinação e com esse estudo podemos traçar as estratégias para o nosso plano e, assim, conseguir atender a população mais vitimada pela doença”, ressalta a biomédica.

Por: Otávio Neto, com informações da Sesapi
Mais sobre: