Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: HGV anuncia ampliação de leitos de UTI

Com a ampliação, o hospital passará a contar com 90 leitos de UTI, sendo 70 somente para paciente com Covid-19

19/03/2021 15:21

O Hospital Getúlio Vargas anunciou a abertura de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes da Covid-19. A instalação já teve início e as unidades começam a funcionar a partir da próxima semana. Atualmente, o HGV apresenta taxa de ocupação de UTI de 95%. 

Segundo o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, a decisão foi adotada devido o avanço da pandemia no estado. “Analisando os dados do estado e da capital, observamos um crescimento muito grande de pacientes graves necessitando de terapia intensiva. Diante desse contexto, nós resolvemos abrir mais 10 leitos de UTI Covid e abastecer o estoque de oxigênio e medicamentos”, disse.


Leia tambémPaciente morre após ser atendido no chão por falta de leito na Upa do Promorar 


Com a ampliação, o hospital passará a contar com 90 leitos de UTI, sendo 70 somente para paciente com Covid-19 e 20 leitos não Covid. O diretor alerta que a abertura de novas UTI não é capaz de resolver o problema atual da pandemia se as pessoas não cumprirem as medidas de isolamento e os protocolos contra o novo coronavírus.

Foto: Divulgação / Ccom

“A abertura de novos leitos é importante e salva vidas, mas o mais importante é que as pessoas se cuidem, com a adoção de medidas preventivas como praticar o isolamento social, uso de máscara e álcool em gel para evitar a doença e não colapsar o sistema de saúde”, disse Osvaldo Mendes.

O presidente da Fepiserh, Ítalo Rodrigues, destacou que essa é a terceira ampliação de leitos realizados no HGV em um mês, mas que ainda não solucionará a alta demandas que chega de Teresina e do interior do estado.

“Com esse esforço, vamos aumentar os leitos de UTI no estado. É a terceira ampliação em menos de um mês e, ainda assim, o sistema de saúde opera no limite. Isso significa que só abrir leitos não vai conter a pandemia, é preciso manter os cuidados preventivos para evitar a disseminação do vírus”, finalizou. 

Mais sobre: