Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: em Teresina, 40% dos testes feitos em farmácias apresentam resultado positivo

Ao todo, são realizados cerca de 60 testes rápidos por dia nas farmácias da capital e em média 40% são positivos.

12/03/2021 11:36

Os número de casos de Covid-19 vem aumentando significativamente no Piauí, assim como o número de mortes, só em Teresina já  foram registrados 1.422 óbito, segundo a FMS. Por causa desses dados a venda de testes rápidos, vendido em farmácia, também vem aumentando. Ao todo, são cerca de 60 testes feitos por dia e 40% deles são positivos para a Covid-19.


Leia também:

Prefeitura de Teresina vai comprar 100 mil doses da Coronavac, diz Dr. Pessoa 

"Estamos em colapso nacional", diz Wellington Dias sobre a covid-19 


"Eu tenho percebido que a procura pelo teste tem aumentado e isso acontece porque as pessoas estão procurando de forma preventiva ou quando estão com sintomas iniciais. E eu percebo que está uma sobrecarga no Sistema Único de Saúde (SUS) e as pessoas estão se voltando mais para drogarias para realizar estes testes", diz Erika Pinheiro, farmacêutica.

Ao testar positivo para o novo coronavírus, os farmacêuticos indicam os primeiros cuidados para o cidadão, "a nossa orientação é que o paciente sr dirija a uma UPA, ele leva o laudo do teste e o médico vai analisar os sintomas e prescrever o tratamento específico para pessoa, a gente também orienta que quando der positivo, os familiares também devem realizar o teste e ficar em isolamento", explica Erika Pinheiro.

(Foto: Agência Brasil)

De acordo com Erika Pinheiro, os teste rápidos nas farmácias são realizado mediante agendamento telefônico ou presencial.

Rede pública 

A realidade da rede saúde de Teresina não é diferente, antes do pico de casos da Covid-19 eram feitos 300 testes por dia e agora são realizados 500 testes rápidos diariamente.

Para fazer o teste, a pessoa podem se dirigir a uma UBS de Síndrome Gripal, onde será avaliado os sintomas e somente depois deve ser liberado o teste para Covid-19.


Fonte: Com informações da Lalesca Setúbal
Mais sobre: