Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo fecha parceria para compra de 200 mil doses da Coronavac para Teresina

Prefeitura pagará por 100 mil doses e o governo do Piauí por mais 100 mil. Vacinas serão usadas para acelerar a campanha municipal de imunização contra a covid.

12/03/2021 11:14

Atualizada às 12h54min

O Governo do Piauí fechou parceria com a Prefeitura para adquirir 200 mil doses da Coronavac para Teresina. As vacinas serão usadas para dar celeridade à campanha municipal de imunização na capital. Na proposta feita pelo vice-prefeito Robert Rios, a Prefeitura de Teresina deve comprar 100 mil doses e o Governo, mais 100 mil doses a serem usadas exclusivamente na capital. A informação foi confirmada pelo secretário de Governo, Osmar Júnior (PC do B). 

"Todos os esforços no sentido de adquirir vacinas são importantes, especialmente porque até o presente momento o Ministério da Saúde, que é legalmente responsável pelo Plano Nacional de Imunização, pela compra e distribuição de vacinas a todo o país, não conseguiu atender à demanda imposta pela atual pandemia. O governador afirma a parceria, e as vacinas que estejam aprovadas pela Anvisa sendo adquiridas pela Prefeitura, o governo participará do pagamento e considerará a aplicação delas no município de Teresina", disse Osmar Júnior.


Iniciada às 11h14min

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB) anunciou na manha desta sexta-feira (12) durante coletiva de imprensa que pretende comprar 100 mil doses da Coronavac, vacina contra a covid-19 produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantã, no intuito de dar celeridade à campanha municipal de imunização contra o coronavírus na capital. Ainda ontem (11), Dr. Pessoa disse que encaminhou ao governador Wellington Dias (PT) um requerimento solicitando manifestação a respeito de uma parceria entre o entre municipal e estadual, mas até o momento não recebeu retorno.


Dr. Pessoa disse que vai comprar 100 mil doses da Coronavac para Teresina - Foto: Divulgação/PMT

Pessoa afirmou que caso não haja correspondência do Governo do Piauí em abraçar a ideia desta parceria com a Prefeitura, que irá tomar uma atitude sozinho enquanto prefeito de Teresina, e entrar em contato diretamente com os representantes da farmacêutica chinesa e do laboratório brasileiro para tratar da aquisição das doses para a imunização na capital.

"Chegamos à seguinte conclusão: 50% das despesas envolvendo a compra de vacinas contra a covid-19 fica com a Prefeitura de Teresina e 50% fica com o Governo do Estado. O governador ainda não mandou uma resposta, ainda não pontuou bem claro a intenção de abraçar essa ideia nossa. Se não houver correspondência, vamos comprar a vacina contra a covid nós mesmos, porque essa situação deixa a gente inquieto", declarou Dr. Pessoa.


Foto: O Dia

A Prefeitura de Teresina estima investir até R$ 20 milhões na compra das 100 mil doses da Coronavac, segundo os cálculos informados pelo prefeito. A escolha deste imunizante, segundo Dr. Pessoa, se deve ao fato de que ele apresenta resultados animadores para as variantes do coronavírus e alta eficácia confirmada. "Estamos procurando no mercado e até o momento, a melhor vacina, segundo as informações técnicas e científicas que temos, é a Coronavac. Ela custa em torno de 35 dólares uma vacina, mas é definitiva", explicou o gestor.

Dr. Pessoa disse que espera do Governo do Estado uma resposta positiva no sentido de fechar uma parceria e dividir os gastos com a compra dos imunizantes, porque a Prefeitura não possui nos cofres do Município a quantia suficiente para custear essa aquisição.

Como será a logística de aquisição

A ideia de parceria com o Governo do Estado prevê que Teresina pague por pelo menos 100 mil doses da vacina e o ente estadual pague por outras 100 mil. Com isso, a capital piauiense teria um estoque a receber de 200 mil doses da Coronavac para acelerar a imunização de sua população. O aporte financeiro para a aquisição destas 100 mil doses pelo município seria algo em torno de R$ 20 milhões. 

"Estamos esperando uma resposta do governador e ele está estudando. Tenho certeza que ele está tão envolvido nisso, que nos dará uma resposta positiva", foi o que afirmou o vice-prefeito e secretário municipal de Finanças, Robert Rios. Ele informou que Teresina está negociando com três fornecedores chineses e conversando com empresas no Brasil que possuem ligação com a China. A promessa é de que, uma vez fechada a parceria com o Governo o negócio junto aos fabricantes, a entrega das vacinas seja feita em 10 dias sem precisar passar pelas mãos do Ministério da Saúde.


Foto: Rômulo Piauilino/Prefeitura de Teresina

Quem explica é o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque. "Se Teresina comprar 200 mil doses, isso vai ser subtraído do que o Governo Federal mandaria para cá. Nós podemos acelerar o processo aqui. O Governo Federal deixaria de nos mandar aquela quantidade do lote para que elas venham diretamente mediante as negociações diretas com os fornecedores dos imunizantes".

Segundo Gilberto, no atual momento, o Ministério da Saúde tem repassado a Teresina em média 4 mil doses por semana. Ele diz que se a capital fosse esperar pelo Governo Federal para conseguir receber as 200 mil doses que pode comprar diretamente com os fabricantes chineses, demoraria de três a quatro anos. 

Prefeito sugere que gestores disponibilizem seus salários para ajudar no combate à pandemia

Ao falar nos gastos relacionados à aquisição de vacinas, o prefeito de Teresina sugeriu que todos os gestores do poder público disponibilizem seus salários para ajudar no combate à pandemia. "Estou convocando, levando minha ideia a todos os poderes constituídos, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, assim como aos seis auxiliares diretos, que pelo menos durante esse período nevrálgico da pandemia, nós coloquemos nossos salários para ajudar a combater o coronavírus. Precisamos ter atenção aos mais humildes, aos descamisados, aos mais pobres nesse período", explicou o prefeito.

Mais sobre: