Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Apenas duas cidades do Piauí ainda não registraram casos da doença

Os dois municípios que ainda não tiveram casos confirmados da doença são Arraial e Canavieiras.

11/08/2020 16:35

Após quase cinco meses do primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Piauí, apenas duas cidades ainda não registraram nenhum caso da doença. Os dois municípios que ainda não tiveram casos confirmados da doença são Arraial e Canavieiras. A informação é do Painel Epidemiológico de Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), atualizado nesta segunda-feira (10).


Leia mais:

Zona Sudeste volta a apresentar menor índice de isolamento da capital 


Segundo o painel, todos os demais 222 municípios piauienses já registraram casos positivos, com atenção especial para a Teresina, com 20.059 positivados e 782 mortos. Em seguida vem a cidade de Parnaíba, com 5.742 casos e 121 óbitos. E em terceiro lugar está Picos, com 2.345 casos confirmados e 36 mortes. Ao todo, o Piauí tem 61.144 casos confirmados58.937 recuperados1.526 óbitos pelo novo coronavírus.

Município de Arraial. (Foto: Reprodução/Google Maps)

Em relação ao perfil das vítimas, o levantamento aponta que as mulheres na faixa etária de 30 a 39 anos lideram o número de casos confirmados da doença. No entanto, o maior índice de óbitos se dá entre os homens, sendo 58% acima de 70 anos e 18,68% na faixa entre 60 e 69 anos e 17,95% entre 40 e 59 anos.

Entre as comorbidades, os pacientes que sofrem de diabetes devem ter cuidado redobrado para evitar o risco de contaminação pelo novo coronavírus, já que 42,45% das pessoas que morreram em decorrência da doença também possuíam diabetes. Outras patologias comuns em pacientes com Covid-19 são doenças neurológicas, hipertensão, doenças renais, doenças pulmonares e obesidade.

Taxa de transmissibilidade

A taxa de transmissibilidade do novo coronavírus no Piauí se manteve em 0,74, é o que aponta a nova pesquisa sorológica sobre a Covid-19 encomendada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) ao Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) e realizada entre os dias 4 e 8 de agosto.

Desde o último inquérito soroepidemiológico, realizado entre os dias 15 e 18 de julho, no qual apresentou redução de 0,87 para 0,74, a taxa permaneceu no mesmo patamar, mesmo com a flexibilização das atividades econômicas, o que mostra que o Piauí teve sucesso na reabertura.

O relatório indica que cada 100 infectados repassava o vírus para outras 74 pessoas. O índice é o menor já registrado no Piauí.

No entanto, de acordo com a pesquisadora responsável pelo inquérito epidemiológico do Piauí, Ester Miranda, é preciso ter cautela. “Estamos em um ótimo caminho, mas ainda é necessário ter cautela, pois essa é uma taxa geral do estado, cada município tem uma situação diferente e alguns começaram a aumentar o índice de transmissibilidade”, explicou a doutora em Biotecnologia.

Os cinco municípios piauienses que registraram o maior índice de transmissibilidade (R0) foram Picos, com 1,25; Uruçuí, com 1,12; Oeiras, com 1,08; Floriano, com 1,02; e Parnaíba, com 0,85. “O momento é de atenção redobrada para o sul do estado, intensificando o Programa Busca Ativa para rastrear os infestantes e assim diminuir o R0, além de intensificar também a fiscalização da Vigilância Sanitária nas atividades que voltaram a funcionar”, ressaltou Ester.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: