Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Coronavac: Lançamento da vacinação no Piauí será às 17h no HGV

A quantidade de doses a ser recebida nesse primeiro momento cobre pouco mais de 27% do grupo prioritário previsto na primeira fase de vacinação.

18/01/2021 08:41

Atualização às 10h19

O lançamento do Plano de Vacinação contra a Covid-19 foi antecipado e será realizado às 17h desta segunda-feira (18), no Hospital Getúlio Vargas, no Centro de Teresina. Segundo informações da Fundação Municipal de Saúde, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o governador do Piauí, Wellington Dias, e o presidente da FMS, Gilbert Albuquerque, participarão da cerimônia. 

Até o momento não foi divulgado o nome da primeira pessoa que será vacinada no Piauí.

Matéria original

Com o início da distribuição de doses da vacina contra a covid-19 pelo Ministério da Saúde, o Piauí deve receber, nesta segunda-feira (18), 61.160 doses de Coronavac, vacina do Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A quantidade de doses a ser recebida nesse primeiro momento cobre pouco mais de 27% do grupo prioritário previsto na primeira fase de vacinação divulgada pelo Governo do Estado na semana passada, que previa a vacinação de 229.335 pessoas.


Leia mais: Wellington Dias cobra vacinação imediata contra a Covid-19 em todo o Brasil 


Foto: Govesp

As doses da vacina estão sendo entregues aos governadores dos estados e do Distrito Federal no Centro de Distribuição Logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), de onde partirá a carga de cerca de 44 toneladas. Ao todo, 415.880 doses serão entregues nessa primeira etapa.

Após a pressão dos governadores para a antecipação do início do cronograma nacional de imunização, que deveria começar apenas na quarta-feira (20), o ministro da Educação, Eduardo Pazuello, anunciou que a vacinação será iniciada em todo o país a partir das 17h desta segunda-feira. 

Com isso, de acordo com o governador Wellington Dias, a expectativa é de que a vacinação possa iniciar ainda hoje no Piauí. “Não é razoável ficar para quarta-feira se chegam vacinas nos estados a partir de hoje e se é possível chegar em todos os estados nos voos que saem agora pela manhã de Guarulhos. Um dia nacional de vacinação na situação do Brasil faz muita diferença. Serão muitas vidas salvas”, ponderou Wellington Dias.

Foto: Reprodução/Twitter

As informações oficiais sobre a cerimônia de lançamento do Plano de Imunização no Piauí devem ser divulgadas no final da manhã de hoje pelo Governo do Estado.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: