Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington Dias cobra vacinação imediata contra a Covid-19 em todo o Brasil

Governador piauiense quer antecipar uma reunião com o Ministro da Saúde para discutir o assunto após Anvisa aprovar o uso emergencial dos imunizantes

17/01/2021 16:18

O governador Wellington Dias (PT) comemorou a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), neste domingo (17), para o uso emergencial das vacinas Coronavac e de Oxford. Presidente do Consórcio Nordeste, o gestor piauiense quer antecipar a reunião agendada com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A intenção é que o encontro, que estava previsto para a próxima terça-feira (19), seja realizado amanhã (18), com o Fórum dos Governadores e outras autoridades. 

“Com a aprovação da Anvisa hoje, já pedimos para antecipar para amanhã a entrega simbólica da vacina para os 26 estados e Distrito Federal e concordamos que seja em Guarulhos-SP, unificação da data para início da vacinação e início imediato da entrega. Defendemos que é possível, com uso de aeronaves, ter vacinas em cada estado até terça-feira (19) à noite. Portanto, é real a possibilidade de iniciar a vacinação no próximo dia 20”, destacou Wellington.

(Foto: Arquivo/ODIA)

A Anvisa recomendou o uso emergencial da vacina Coronavac, desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, condicionado à assinatura de termo de compromisso e publicação no Diário Oficial da União. Já o imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz, a aprovação temporária da agência é para o emergencial referente a 2 milhões de doses.

O Governo do Estado enviou na sexta-feira (15) as seringas e demais insumos necessários à primeira etapa da vacinação para as Regionais de Saúde do Estado. A partir desta segunda-feira (18), os municípios já começam a receber o material necessário para o processo de imunização.

Por: Da Redação
Mais sobre: