Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Chuva em Teresina: capital está em área de perigo para chuvas intensas

Volume de chuva da noite de ontem (14) foi de 72mm na zona Leste e de 31mm na zona Sudeste. Mais 194 municípios estão sob alerta para temporais.

15/02/2021 09:54

Céu nublado, tempo frio e chuvas frequentes: tem sido esta a realidade do teresinense nos últimos dias. A precipitação que se iniciou na noite deste domingo (14) e se estende até a manhã desta segunda (15) em algumas regiões da cidade já somou um total de 72 milímetros na zona Leste e 31 milímetros na zona Sudeste. Os números são expressivos, segundo o que afirma o climatologista Werton Costa.


Leia também: Pontos de alagamento em Teresina se formam após forte chuva 


"A área de instabilidade vinha avançando sobre Teresina e a partir das 23 horas atingiu com bastante vigor a cidade. O núcleo se concentrou sobre Teresina a partir das 1h14min e avançou consideravelmente entre 2h e 3h. O processo de dispersão começou no início da manhã"


Foto: Jailson Soares/O Dia

As chuvas intensas devem se manter nas próximas horas e dias. Isto, porque Teresina se encontra na área de alerta para perigo potencial de chuvas intensas no sistema de monitoramento por satélite do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). De acordo com o alerta emitido, há probabilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ocorrência de ventos intensos de 50 a 60 Km/h, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


Leia também: Chuva provoca queda de árvores e energia elétrica em Teresina; veja vídeos 


Além de Teresina, outros 194 municípios piauienses se encontram na área de alerta de perigo de chuvas intensas, segundo o INMET. São cidades localizadas o Sudeste, centro-norte, sudoeste e norte piauienses. 

O Instituto alerta que em caso de rajas de vento, as pessoas não devem procurar abrigo debaixo de árvores, porque há risco leve de queda e descargas elétricas. É recomendado também não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Deve-se também evitar usar aparelhos domésticos ligados à tomada durante a chuva e acionar o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199) em caso de emergência.

Mais sobre: