Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Casas lotéricas são consideradas serviço essencial no Piauí

A alteração permite as loterias permanecerem abertas durante o período de restrições

15/03/2021 16:43

As casas lotéricas foram consideradas serviço essencial pelo Governo do Piauí ao serem incluídas no inciso XIV do art. 3° do Decreto Nº 19.529, de 14.03.2021. A alteração definida no último final de semana pelo governador Wellington Dias permite as loterias permanecerem abertas durante o período de restrições para o combate ao novo coronavírus.


Leia tambémWellington volta a defender controle de portos e aeroportos para contenção da covid 


O deputado estadual Franzé Silva (PT), que intermediou a solicitação do Sindicato dos Lotéricos do Estado do Piauí, comentou que a decisão é importante para evitar aglomerações nesses estabelecimentos no período de reabertura e ainda para garantir o pagamento de benefícios a população mais carente.

Foto: Jailson Soares / O Dia

"Tratei sobre essa demanda, em reuniões virtuais, com o governador Wellington Dias, na sexta e no sábado, e ele incluiu, no Decreto, as casas lotéricas como serviço essencial. Argumentei que, por meio das lotéricas, muitos benefícios são pagos diariamente e a suspensão dessas atividades causaria um impacto ainda maior na renda das pessoas mais pobres. Além disso, no dia útil em que os locais fossem reabertos, haveria aglomeração, o que deve ser evitado nesse momento", explica o parlamentar.

Segundo a presidente do Sindicato dos Lotéricos do Estado do Piauí, Maria dos Anjos, os estabelecimentos irão reforçar os procedimentos de combate à Covid-19. “Com isso, estamos evitando aglomerações e atendendo a uma rede que assiste muitas pessoas vulneráveis. Seguiremos mantendo todos os cuidados para proteger a população contra a pandemia", disse.

Começou a valer nesta segunda-feira (15) em todo o Piauí novas medidas restritivas para evitar o avanço da pandemia . Dentre as determinações, está o do fechamento de bares e restaurante às 20h e o toque de recolher a partir das 21h. De quinta a domingo, apenas os serviços essências poderão funcionar. 

Mais sobre: