Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bebê piauiense de três meses vai passar por cirurgia cardíaca em Recife-PE

O bebê sofre de cardiopatia congênita, uma anormalidade no aparelho cardiorrespiratório que causa insuficiência circulatória e respiratória no paciente

19/05/2021 17:38

O bebê piauiense Carlos Emanuel, de apenas três meses de vida, foi transferido nesta quarta-feira do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, para o Hospital Real Português, em Recife, para passar por uma cirurgia cardíaca. O bebê sofre de cardiopatia congênita, uma anormalidade no aparelho cardiorrespiratório que causa insuficiência circulatória e respiratória no paciente. 

Na saída do hospital, a mãe do bebê, Maria Gisele, se emaciou. Ela disse estar feliz pela possibilidade do tratamento. “Estou muito feliz e espero retornar logo para casa com ele bem de saúde”, expressou. 


Leia tambémVacinação Covid-19: CRM-PI alerta médicos sobre emissão de atestados de comorbidades 


Carlos Emanuel é um dos pacientes atendido pelo programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que garante o custeio do tratamento, que será realizado em outro estado. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), programa já atendeu este ano 44 pacientes.

Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Foto: Divulgação / Sesapi)

“O Tratamento Fora do Domicílio (TFD) é um instrumento legal que visa a garantir, pelo SUS, o tratamento de média e alta complexidade a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município ou no estado de residência. O programa oferece aos seus beneficiários tratamentos ambulatoriais e hospitalares/cirúrgico previamente agendado”, explica a Sesapi. 

O TFP fornece ainda passagens de ida e volta aos beneficiários e ao acompanhante no mesmo valor, para que possam deslocar-se até o destino agendado e retorno à cidade de origem; ajuda de custo para alimentação para o beneficiário e/ou acompanhante enquanto durar o tratamento, e ainda, responsabilização pelas despesas decorrentes de óbito do beneficiário no local encaminhado para tratamento.

Mais sobre: