Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aluno com autismo representa o Piauí na Feira Brasileira de Ciências

Ele desenvolveu conhecimento pela tecnologia e produziu o projeto finalista da Febrace baseado na Gameficação

18/03/2021 14:08

O Piauí é representado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que teve início nessa quarta-feira (17) e segue até a próxima quinta-feira (25), pelo aluno do Ceti Didácio Silva, Pedro Henrique Dias da Silva. O estudante produziu o artigo: “Peter Galáctic no Mundo da Matemática”.


Leia tambémAulas presenciais em 2021 ainda são incertas na maioria das escolas municipais 

Em 15 dias, sindicato recebeu 30 relatos de casos de covid-19 em escolas 


Pedro Henrique cursa o 2º ano do ensino médio e possui Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), o que tem como consequência na vida do estudante o déficit na comunicação social e dificuldade de socialização. Por outro lado, ele desenvolveu conhecimento pela tecnologia e produziu o projeto finalista da Febrace baseado na Gameficação.

Foto: Divulgação / Seduc

A professora Sidiane Alves Cardoso, orientadora de Pedro, explicou que a ideia do trabalho surgiu durante as aulas retomas de matemática devido a pandemia do novo coronavírus a partir de uma proposta do professor para que os alunos desenvolvessem uma aula atrativa baseada na geometria espacial. 

“Pedro Henrique desenvolveu uma animação com personagens feitos em cartum, desenhados no papel. Depois ele inseriu falas e movimentos corporais em um cenário gamer, construindo, assim, uma metodologia ativa da educação chamada gameficação”, disse Sidiane Alves.

Logo depois, os recursos tecnológicos da Sala de Recursos Multifuncionais e Informática da escola foram adaptados e o trabalho apresentado com animação, avatar e personagens digitais com vozes específicas, movimento corporal, dando vida aos desenhos feitos inicialmente em croquis a lápis e papel. Com uma qualidade admirável, o projeto foi inscrito na feira. 

A Febrace, que acontece esse ano de forma virtual, é um dos maiores movimento nacionais de estímulos a jovem cientistas. Anualmente, uma grande quantidade de projetos são apresentados na feira. Os participantes concorrem a prêmios que vão desde medalhas a bolsas de iniciação científica.

Mais sobre: