Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Acordo prevê pagamento de R$ 84 milhões a trabalhadores de call center do PI, PR e SP

Decisão irá beneficiar mais de 8 mil trabalhadores que executam serviços de call center e televendas de produtos e serviços.

26/05/2021 09:30

Segundo informações divulgadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT 22), nesta terça-feira (25), foi homologado um acordo trabalhista no valor aproximado de R$ 84 milhões, beneficiando mais de 8 mil trabalhadores que executam serviços de call center e televendas de produtos e serviços nos estados do Piauí, Paraná e São PauloO acordo foi mediado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas (NUPEMEC) do TRT 22.


Leia também: Advogados e empresários do Piauí são investigados por violarem patrimônio de falecidos 

O acordo foi firmado entre as empresas Telefônica Brasil (VIVO), a terceirizada Vikstar Services Techonology (VIKSTAR) e os empregados representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores em Telecomunicações dos Estados do Piauí (SINTTEL-PI), Paraná (SINTTEL-PR) e São Paulo (SINTRATEL). 

Foto: Divulgação

Em nota, o TRT 22 informou que a decisão tem como objetivo garantir os direitos trabalhistas aos empregados e prevê o pagamento de verbas rescisórias e um incentivo ao desligamento. "Os empregados que aderirem ao Programa de Desligamento Incentivado (PDI) receberão todas as verbas rescisórias legalmente previstas para a modalidade despedida sem justa causa, inclusive aviso-prévio indenizado, saldo de salário, férias vencidas e proporcionais, décimo terceiro salário, saque do FGTS, incluindo toda e qualquer parcela ainda não recolhida a este título, além da multa de 40% do FGTS", informou o tribunal.
Além disso, os empregados receberão indenização adicional, relacionada ao tempo de casa em anos completos. Por exemplo, os funcionários deverão receber o valor adicional de 20% do salário base independentemente do tempo de contrato de trabalho, ou seja, o percentual será pago aos que possuam menos de um ano completo de trabalho; 30% para os trabalhadores quem tiverem de um a dois anos de serviço prestado;  e indenização adicional com teto de 1,5 salários-base, independentemente do tempo de contrato de trabalho.
"O NUPEMEC do TRT22 se orgulha de ter feito a mediação para esta situação que beneficiou cerca de 8 a 9 mil trabalhadores, com abrangência no Piauí, São Paulo e Paraná. A solução foi encontrada de maneira pacífica, cooperativa e mutuamente acordada, envolvendo as partes patronais (tomadora e prestadora) dos serviços, e os trabalhadores representados por seus três sindicatos. O resultado dessa complexa situação mostrou que a medição é a melhor solução para resolução de conflitos”, afirmou o desembargador Manoel Edilson Cardoso, coordenador do NUPEMEC.

Edição: Com informações do TRT 22.
Mais sobre: