Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Advogados e empresários do Piauí são investigados por violarem patrimônio de falecidos

Estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão e 9 mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Inventário, deflagrada hoje.

26/05/2021 08:24

Advogados, empresários e servidores públicos piauienses estão sendo alvo de uma operação deflagrada nesta manhã (26) pela Polícia Civil para investigar crimes de estelionato e lavagem de dinheiro cometidos a partir de fraudes em ações de inventário de pessoas falecidas. Ao todo, estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão, onze mandados de prisão e o bloqueio de judicial de bens obtidos por meio dos crimes.


Foto: Divulgação/Polícia Civil

As investigações que culminaram na operação de hoje, denominada de Inventário, iniciaram em 2020 quando a polícia foi notificada de uma possível fraude em um processo de inventário protocolado na comarca de Demerval Lobão. De acordo com o delegado Matheus Zanatta, gerente de Polícia Especializada do Piauí, advogados usavam documentos falsos e narravam fatos inexistentes para ingressarem com a ação e violar o patrimônio de um cidadão falecido no Paraná

“No início da investigação, identificamos que o mesmo grupo estava envolvido em tentativas de fraude e de execuções fiscais, homologação de acordos trabalhistas e outras ações judiciais em outras comarcas, tudo com o objetivo de violar o patrimônio de pessoas falecidas, levando o Poder Judiciário a erro”, detalhou o delegado. 

A polícia estima que as fraudes até então identificadas tenham rendido aproximadamente R$ 2 milhões à organização criminosa. Novos inquéritos serão instaurados para investigar possíveis novas fraudes com o mesmo modus operandi.

A Operação Inventário contou com o apoio das Polícia Civis dos Estados de São Paulo, Paraná e Paraíba, e com suporte logístico do Ministério da Justiça e Segurança Pública.


Aguarde mais informações.

Por: Com informações da Polícia Civil
Mais sobre: