Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œPacientes de Manaus se emocionaram com acolhimento no Piauí", diz médico

O médico acompanhou os pacientes desde os primeiros momentos da chegada no Piauí

15/01/2021 17:41

A chegada dos nove pacientes de Manaus nesta sexta-feira (15) para tratamento da Covid-19 em Teresina  foi cheia de emoção, relevou o médico e superintendente do Hospital Universitário (HU-UFPI), Paulo Marcio, que acompanhou os amazonenses desde o momento do desembarque no Aeroporto Senador Petrônio Portella . 


Leia tambémCovid-19: Vacinação no Piauí vai imunizar mais de 1 milhão de pessoas 


Segundo ele, os pacientes choraram com as manifestações de carinho recebidas dos profissionais de saúde, das autoridades presentes e de populares. “Quando chegaram aqui e viram que o acolhimento foi humano, que nossa estrutura é boa, muitos deles desabaram em choro, inclusive a equipe que estava fazendo a assistência” disse. 

Foto: Assis Fernandes / O Dia

“É um desafio de qualquer pessoa que trabalha com saúde. Você se coloca na posição que essas pessoas saíram de suas casas, deixando filhos, família, identidade, lares e vir para o local onde eles não sabem o que iriam encontrar”, acrescentou Paulo Márcio

Os pacientes farão contato ainda nesta sexta-feira com os familiares através de plataformas virtuais. O superintendente disse que trablets serão instalados nos leitos. ”Em cada leito a gente vai colocar um tablet para que o paciente possa olhar para o seu familiar e interagir com ele. Isso sem dúvida terá um impacto positivo na evolução deles”, comentou.

Foto: Assis Fernandes / O Dia

Situação dos pacientes

Dos nove pacientes, três são homens e seis mulheres com idades entre 50 e 70 anos. Dois deles apresentaram baixa saturação durante o voo entre Manaus e Teresina e precisaram ser interinados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

“Eram quinze pacientes inicialmente que viriam para Teresina. Mas seis deles tiveram os quadros agravados antes de embarcarem e só vieram nove. Eles chegaram bem, mas dois pacientes tiveram queda de saturação e decidimos por precaução deixá-los na UTI. Os outros estão estáveis e na unidade semi-intensiva”, finalizou. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: