Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

“Já há um controle da criminalidade no litoral”, diz secretário sobre Força Tarefa

Força Integrada de Segurança atuará prioritariamente no litoral do Piauí, mas ações serão estendidas para outras regiões.

12/11/2021 11:58

Criada há quase um mês, a Força Integrada de Segurança Pública, que reúne diversos órgãos de polícia estaduais e federais, já vem dando resultados. É isso o que pontua o secretário de Segurança do Piauí, Rubens Pereira. O objetivo principal da Força Integrada é combater as organizações criminosas que se instalam no Piauí, com foco no litoral, e isso já vem sendo alcançado.

Segundo o coronel Rubens, nas últimas semanas de atuação, as Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal já conseguem ter um controle maior da criminalidade naquela região. “A informação que eu tenho tanto do comandante da PM quanto do delegado regional de Parnaíba e que já há um controle. Inclusive nossa estatística demonstra isso. Temos um controle, uma estabilidade nos casos”, relatou o secretário.

(Foto: Assis Fernandes/ODIA)

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí tem mantido diálogo com os órgãos de outros estados fronteiriços como Maranhão e Ceará no sentido de impedir a circulação de criminosos e organizações criminosas pela região. É que os grupos que tem causado terro à população do litoral piauiense, segundo a polícia, vêm, em sua maioria, de fora do Estado e se instalam aqui promovendo uma guerra por territórios de dominação para o tráfico.

Foi para dar uma maior eficiência aos trabalhos desenvolvidos e atuar mais diretamente nas investigações de crimes praticados entre os vários estados que a Polícia Federal assinou nesta manhã (12) um acordo de cooperação com a Força Integrada de Segurança do Piauí. Em outras unidades federativas como Roraima e Minas Gerais, a PF já faz parte da frente de atuação contra facções criminosas e o exemplo agora passa a ser replicado em território piauiense.


(Foto: Isabela Lopes/O Dia)

A prioridade de atuação é justamente o litoral e a região Norte do Piauí, com foco em Parnaíba, para, depois, as ações serem levadas a outras regiões do Estado. “A atuação está relacionada às facções criminosas e aos crimes violentos, assaltos e homicídios. É uma base que, apesar de ser estadual, inicialmente ela vai operar naquela região litorânea. Com as análises de risco, as matrizes, a gente percebe inicialmente que o que merece esse enfrentamento prioritário é Parnaíba”, pontua a delegada Mariana Calderon, superintende da PF no Piauí.

Além de Parnaíba, as outras regiões do Estado que inspiram cuidado por parte das forças de segurança são a de Picos, que é um entroncamento rodoviário com grande fluxo de veículos e pessoas; e cidades do Sul do Piauí que, por estarem mais afastadas dos grandes aglomerados urbanos, carecem de mais presença do policiamento ostensivo.

Para o delegado-geral de Polícia Civil do Piauí, Luccy Keikko, somar esforços para reforçar a Força Integrada de Segurança é essencial para que se possa combater com mais eficácia as organizações criminosas que geram aumento de mortes no Piauí. “São grupos que estão se digladiando e nesses locais onde vemos maior incidência da criminalidade, a Força Tarefa vai atuar com todo seu aparato de logística de policiais”, finaliza.

Essa união entre as forças de segurança permitirá mais coesão e uniformidade entre as ações que serão desenvolvidas contra o crime. É o que pontua o assistente militar do Comando Geral da PM do Piauí, coronel Leonardo Castelo Branco. “Esse trabalho integrado apresenta o resultado que a sociedade deseja. Primeiro trabalhamos com a identificação das pessoas que estão envolvidas nos crimes, atuamos com o policiamento ostensivo e, por fim, mantemos a paz e a ordem. A administração pública tem que trabalhar em cooperação”, afirma.

Equipamento irá auxiliar na elucidação de crimes

Com o objetivo de auxiliar a elucidação de crimes, em especial o tráfico humano, com a finalidade de exploração sexual, além de outros crimes relacionados ao tráfico humano no Brasil, a CEO da The Exodus Road In, Laura Parker, aporovietou a solenidade de assinatura do Acordo para doar o equipamento Cellebrite. A organização atua no combate ao tráfico humano em diversos países do mundo, e pontua que o tráfico humano e trabalho escravo afeta todos os países.

Mais sobre: