Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Átila Lira

Atualmente, Átila Lira exerce o cargo de deputado federal pelo Progressistas (PP)

28/10/2020 12:37

Átila Freitas Lira é administrador de empresas, economista e político brasileiro, natural do Piauí, exercendo atualmente seu oitavo mandato de deputado federal pelos Progressista (PP).

Já foi candidato a prefeito de Teresina em 1985 e 1988 e candidato a governador do Piauí em 1994, mas não obteve sucesso. Nomeado para o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) em 1975, assumiu como inspetor a Superintendência Nacional de Abastecimento (SUNAB) em 1977 deixando esse último posto ao ser nomeado Secretário de Trabalho e Ação Social pelo governador Dirceu Arcoverde. Foi mantido no cargo por Djalma Veloso, sendo que no governo Lucídio Portela foi presidente do Instituto de Assistência Médica e Hospitalar e a seguir presidente da Fundação Estadual do Trabalho.

Sua primeira filiação partidária foi ao MDB, entretanto sua vida pública teve início pela ARENA e a seguir pelo PDS, mas foi sob a legenda do PFL que Átila Lira se lançou à disputa de eleições.

(Foto: Assis Fernandes/ODIA)

Secretário de Educação no primeiro governo Hugo Napoleão, presidiu também a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação do Estado do Piauí (FADEP), precursora da Universidade Estadual do Piauí. Renunciou aos referidos cargos em 1985 para disputar a eleição para prefeito de Teresina sendo derrotado por Wall Ferraz candidato do PMDB. Entretanto, com o resultado se credenciou para disputar um mandato de deputado federal sendo eleito em 1986. Novamente candidato a prefeito da capital piauiense em 1988, foi derrotado por Heráclito Fortes.

Reeleito deputado federal em 1990, foi nomeado mais uma vez secretário de Educação pelo então governador Freitas Neto, cargo que o credenciou a disputar a eleição para governador do Piauí em 1994 começando a campanha como franco favorito ao cargo pela coligação Vontade do Povo.

Derrotado em segundo turno pelo médico Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa, candidato da coligação Resistência Popular. Ao fim do seu mandato parlamentar foi nomeado Secretário de Ensino Médio e Tecnológico do Ministério da Educação na gestão do então ministro Paulo Renato Souza sendo reeleito deputado federal em 1998 ingressando no PSDB algum tempo depois conquistando novos mandatos em 2002, 2006 e 2010, trocando a agremiação tucana pelo PSB no início de 2007. Secretário de Educação no segundo governo Wilson Martins, foi reeleito em 2014.

Na nova legislatura, votou a favor da admissibilidade do processo de impeachment de Dilma Rousseff. Já durante o Governo Michel Temer, votou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos. Em abril de 2017 foi favorável à Reforma Trabalhista. Em agosto do mesmo ano votou contra o processo em que se pedia abertura de investigação do presidente Michel Temer, ajudando a arquivar a denúncia formulada pelo Ministério Público Federal. Reeleito deputado federal em 2018, foi expulso do PSB em 30 de agosto de 2019 por votar a favor da Reforma da PrevidênciaEm 23 de setembro ingressou nas fileiras dos Progressistas.

Origem e formação

Átila Lira nasceu no dia 07 de abril de 1947, na cidade de Piripiri, região Norte do Piauí, e é economista e administrador por formação. Possui pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro; Administração de Empresas, pela Universidade Federal, em Belo Horizonte (1969 - 1973) e Economia, pela Universidade Federal, em Belo Horizonte (1970 - 1974).

Fonte: Da Redação
Mais sobre: