Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Hit da pandemia: cantor avalia influência de ídolo na sua produção

As invencionices geniais de Frank Farias remetem ao legado de Raul Seixas, inclusive suas mensagens apocalípticas

22/08/2020 09:36

Impossível não assistir a um show do cantor piauiense Frank Farias e não ligar a sua performance e linguagem a  Raul Seixas. Suas letras, também com mensagens apocalípticas nordestinizadas, soariam bem na voz do maluco beleza mais amado do país. Embora deixe claro que suas referências musicais não se limitam à obra de Raul Seixas,  a figura carismática do artista,  em meio a invencionices geniais, o faz singular no universo da musicalidade piauiense e, de imediato, o remete aos palcos do fenomenal baiano.

 "Raul Seixas é sempre atual, moderno. Sua música ‘O dia em que a terra parou’ já é vista como o hit da pandemia no Brasil", assinala.

Foto:Arquivo Pessoal. 

Com mais de 100 troféus ganhos em festivais realizados no Piauí e Brasil afora, Frank Farias revela que suas apresentações, geralmente, obedecem a  um tema, a um roteiro elaborado por ele, que pode constar de  caixão de defunto, esqueletos,  utensílios da tradicional cultura nordestina, assim como objetos que simulam a alta tecnologia alcançada pelo homem  em suas descobertas. "Acho  que essa mistura, essa parafernália, leva o público a ver essa  identificação com Raul Seixas,  o que só me orgulha e me deixa satisfeito pelo alcance que  meu trabalho vem tendo há décadas", entusiasma-se.

 "É evidente que quem assiste aos meus shows, de imediato lembra de Raul Seixas, mas as  minhas influências musicais foram muitas, uma espécie de  caldeirão de ritmos", acentua Frank Farias, lembrando,  contudo, que Raul Seixas tem sido marcante em sua  carreira, até hoje, "em decorrência de suas composições  que fogem ao convencional, como eu também gosto de sair da mesmice, procurando, em meus personagens, uma visão  diferente da vida, do que nos rodeia." Ele observa ainda que sua identificação com o Raul  também está na forma de entrelaçar o rock aos ritmos nordestinos.

Traços em poesias

"Em meu livro mais recente, o poema Krig-Ha Bandolo  remete ao fascínio que a obra de Raul Seixas exerceu em minha juventude", confessa o escritor e poeta Adriano Lobão Aragão, lembrando que a primeira vez que viu a imagem de Raul Seixas e ouviu sua música foi em junho  de 1983, através de um programa de TV chamado Pluct, Plact, Zuuum, um especial infantil no qual um grupo  de crianças viajava pelo espaço. Raul cantava a música Carimbador Maluco: "Tive uma empatia imediata por sua figura emblemática, por sua performance lúdica e visionária. No entanto, eu não  guardei seu nome, somente sua imagem e sua música", conta.

Foto: Arquivo Pessoal. 

O poeta acrescenta que por algum tempo ficou com uma  pergunta ecoando na sua cabeça de criança: "Quem é  esse cara? A resposta veio algumas semanas depois, quase  que por acaso. No início dos anos 80, para ouvir música, contávamos em casa somente com uma vitrola Sonata, que tinha o formato de uma mala vermelha, na qual a tampa era a própria caixa de som. Mas tínhamos pouquíssimos discos. Entre estes, algumas  coletâneas, e numa delas ha- via a música Mosca na Sopa.  Quando a ouvi pela primeira vez, achei estranhíssima, mas  gostei de imediato."

 "No entanto, não sabia que era o mesmo cantor de Carimbador Maluco. Ao me dar conta de que meus dois ídolos da infância eram na verdade a mesma pessoa, o fascínio aumentou. E durante a adolescência, passei algum tempo ouvindo Raul Seixas regulamente com meus primos e amigos da rua, quase  todas as noites, em fitas k7. Nesse sentido, meu interesse  pela expressão artística guarda, desde o início, uma forte  influência de Raul Seixas", diz o poeta.

Por: Marco Antônio Vilarinho
Mais sobre: