Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Enem tem questões com música de Luiz Gonzaga e Capitão América

As provas foram elogiadas por professores, pela objetividade e textos mais curtos

03/11/2012 21:42

No ano de seu centenário, o compositor Luiz Gonzaga já foi homenageado com filme de Breno Silveira, musical de João Falcão e, agora, com uma questão do Enem 2012. O enunciado 33 da prova azul, no exame de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, traz um trecho da música "A vida de viajante", composta em 1963.

"Minha vida é andar/Por esse país/Pra ver se um dia/ Descanso feliz/ Guardando as recordações/ Das terras onde pasei/ Andando pelos sertões/ E dos amigos que lá deixei", diz o trecho da canção. Em seguida, o enunciado pede para o candidato dizer a que elementos identitários a música se refere. Confira as opções abaixo e, em seguida, veja a resposta correta:

A - valorização das características naturais do sertão nordestino

B - Denúncia da precariedade social provocada pela seca

C - Experiência de deslocamento vivenciada pelo migrante

D - Profunda desigualdade social entre as regiões brasileiras

E - Discriminação dos nordestinos nos grandes centros urbanos

Na prova de hoje, também teve espaço para as histórias em quadrinhos. O Exame traz a reprodução da primeira capa da revista do Capitão América, lançada no início da década de 1940, é outro destaque desta edição do Enem. A imagem traz o desenho do Capitão América dando um soco no líder nazista Adolf Hitler.

A questão diz: "Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão América chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar. A capa da primeira edição norte-americana da revista demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra:

A - A Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial
B - Os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial
C - O poder soviético, durante a Guerra Fria
D - O movimento comunista, na Guerra do Vietnã
E - O terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001"

"Foi a questão mais bonita da prova do Enem", avalia a professora Vera Lúcia da Costa Antunes. "Mostra bem o contexto da Segunda Guerra, onde nasceu o Capitão América, e traz o jovem que presta ao Enem ao universo dos quadrinhos e do cinema, com a exibição recente do filme sobre o herói."

Para Elias Feitosa, também professor de história, a questão poderia ter sido um pouco mais desafiadora para o candidato, mas foi bem formulada. "História em quadrinhos é uma fonte documental, como pintura e escultura", afirma. "Fizeram de uma forma que quem tem contato mais direto do HQ ou quem não tem consegue responder com tranquilidade."

Por: G1 e O Globo
Mais sobre: