Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dois líderes do MST da PB são mortos a tiros por homens encapuzados

Segundo testemunhas, dois homens com cabeças cobertas invadiram o acampamento e dois coordenadores foram alvejados.

10/12/2018 10:08

Dois líderes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) foram mortos a tiros na noite deste sábado (8), num acampamento na cidade de Alhandra (PB), a 45 km da capital João Pessoa.

Rodrigo Celestino e José Bernardo da Silva, conhecido como Orlando Bernardo, eram coordenadores do acampamento Dom José Maria Pires, que fica numa área invadida em 2017, pertencente à Fazenda Garapu, do grupo Santa Tereza. Cerca de 450 famílias vivem no local. A área, segundo o MST, estava improdutiva e não havia disputa judicial em torno dela.

Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

A polícia trabalha com a hipótese de homicídio. Segundo testemunhas, dois homens com cabeças cobertas invadiram o acampamento, na hora do jantar, e pediram para que outras pessoas se afastassem. Apenas os dois coordenadores foram alvejados.

Bernardo, já teve um irmão, integrante do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), assassinado. Um terceiro irmão, um dos coordenadores do MAB, integra o programa de proteção aos defensores dos direitos humanos.

Em nota, a procuradora-geral da república, Raquel Dodge, afirmou que o fato "preocupa diante do contexto sombrio de violência contra os movimentos sociais e demonstra quão distante ainda estamos da efetivação dos direitos garantidos pela declaração".

A Polícia Civil investiga o caso, mas não há suspeitos identificados. Em nota, o MST pediu justiça e disse que o crime foi cometido por "capangas encapuzados e fortemente armados".

Fonte: Folhapress
Mais sobre: