Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Comportamento e bom senso são fundamentais em festas corporativas

Nas festas de trabalho, apesar de serem um momento de descontração, é preciso manter a postura e não exagerar na bebida.

18/12/2018 07:42

Com a chegada do final de ano, muitas empresas e instituições organizam festas comemorativas e confraternizações para seus colaboradores. Mas, apesar de ser um momento de descontração, é preciso lembrar que trata-se de um local corporativo, exigindo assim boa postura e comportamento, evitando, assim, transtornos futuros.

Ao confirmar a presença no evento, muitas pessoas costumam se preocupar com a vestimenta e, em alguns casos, até compram roupas especialmente para a ocasião. Essa é a primeira recomendação dada pelo especialista em gestão de pessoas e analista comportamental Jefferson Xavier Jex, que alerta como evitar situações desagradáveis e que possam marcar sua imagem profissional.

“As pessoas não devem esquecer que esse é um ambiente corporativo e que elas também serão observadas e exige um comportamento compatível com a conduta profissional. Então, na hora de escolher uma roupa, deve ser algo que não choque. É preciso ter bom senso, pois a roupa também é comunicação”, cita.

Em caso de festas temáticas, ou seja, onde todos podem usar roupas mais informais, é possível fugir um pouco do estilo mais formal, mas sempre condizente com um ambiente corporativo e mantendo o bom senso. Mas, o especialista em gestão de pessoas também alerta com relação ao exagero.

“Às vezes a festa nem precisa tanto, mas as pessoas vão extremamente arrumadas, como se fosse para um baile de gala. Cada um tem seu estilo e as pessoas conhecem e sabem identificar que aquilo é característico dela, mas o profissional precisa pensar que ali também é uma oportunidade para se mostrar, fazer novos amigos e estreitar as relações e não de sair mal falado”, acrescenta Jefferson Xavier.

Apesar do ambiente descontraído, não esqueça que há hierarquia

O ambiente é de descontração e confraternização, então, alguns assuntos devem ser evitados, como aumento salarial e reivindicações da categoria. Além disso, os colaboradores não devem esquecer que, mesmo sendo um evento que permite maior interação entre os profissionais, deve-se manter a hierarquia e a boa postura.

“Esse é um momento de confraternizar e conhecer as outras pessoas e não de resolver coisas relacionadas a trabalho, falar de promoção ou fofocar de um colega. É preciso ter bom senso com relação a isso também, por isso, deve-se evitar as panelinhas e ficar sempre com o mesmo grupo do ano inteiro Conversa com outras pessoas, inclusive de outros setores”, lembra Jefferson Xavier.

Outra dica dada pelo especialista é com relação ao amigo secreto. Algumas empresas costumam realizar uma brincadeira de troca de presentes, então é preciso investigar e conhecer melhor a pessoa sorteada para evitar presentes que desagradem ou não sejam compatíveis com seus gostos.

“Esse momento é de igualdade, onde as pessoas podem sorrir e brincar, confraternizar de uma forma saudável. Evitar os grupinhos permite que você interaja e conheça melhor outras pessoas, por isso o amigo secreto é interessante, porque permite essa interação entre todos e é muito agradável quando a empresa proporciona isso aos seus colaboradores”, finaliza Jefferson Xavier.


O profissional precisa pensar que é um momento também para se mostrar e estreitar laço. Foto: Reprodução

Acompanhantes também devem ser orientados

Antes de convidar um acompanhante para a festa da empresa, é importante que o colaborador certifique-se que é permitida a ia de terceiros, como cônjuge ou amigo (a). Caso seja autorizado, o colaborador tem como responsabilidade orientá-lo com relação à conduta e comportamento na confraternização.

“O colaborador que levará acompanhante é o responsável direto, então essa pessoa também precisa ficar atenta com os excessos, com a vestimenta, comportamento e ingestão de bebida alcoólica. As recomendações devem ser dadas antes para que não haja nenhum constrangimento ou situação embaraçosa”, explica Jefferson Xavier.

O especialista em gestão de pessoas e analista comportamental enfatiza a atenção redobrada, sobretudo, com a ingestão de bebidas alcoólicas. Ele comenta que, em geral, a empresa ou instituição disponibiliza drinks para os colaboradores, mas que estes devem ser consumidos com moderação.

“Algumas pessoas acabam exagerando, ficam mais alegres e acabam causando situações desconfortáveis e esquecem a ressaca moral, ou seja, das consequências no dia seguinte. A bebida é para relaxar e descontrair, mas nem por isso deve-se exagerar, porque dependendo do que essa pessoa fizer, efeitos podem ser graves depois”, alerta.

O mesmo vale para a comida. As porções devem ser colocadas de forma moderada, ou seja, em pequenas quantidades e podem ser repetidas outras vezes. Evitar colocar muita comida no prato, o que é deselegante. É importante lembrar que, apesar do ambiente ser festivo, o colaborador está sendo observado, por isso evitar qualquer tipo de excesso é fundamental.


Por: Isabela Lopes
Mais sobre: