Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Em reunião com o ministro da Saúde, Firmino propõe federalizar o HUT

O secretário municipal de Saúde, Sílvio Mendes, confirmou a intenção do prefeito Firmino Filho de entregar o Hospital de Urgência de Teresina para o governo federal. A proposta foi feita ao ministro da Saúde Ricardo Barros, na última terça-feira (07).

De acordo com Silvio, a federalização seria uma solução para aliviar as contas da Prefeitura de Teresina. “Essa sugestão foi dada pelo prefeito, considerando que o HUT não atende só Teresina, mas o Piauí inteiro e até outros estados. Portanto, é um hospital da região”, disse o secretário.

Ricardo Barros, no entanto, não teria se manifestado sobre a proposta. O ministro confirmou que visita Teresina no dia 20 de fevereiro. Além de cumprir agenda administrativa, visitando o HUT, ele participa da solenidade de filiação de Silvio Mendes ao PP. “Sugiro que vocês da imprensa perguntem a ele sobre isso (federalização). Seria uma grande ajuda para Teresina”, comentou Silvio.

Silvio Mendes destaca que há muitos anos não há reajuste no valor repassado pelo SUS. A consequência disso é que muitos hospitais da rede privada estão deixando de atender. “Um exemplo é a cirurgia cardíaca no Hospital São Marcos, que não existe mais”, disse o secretário.

Ele argumenta que o município gasta um terço da sua receita com os serviços de saúde. “A folha de pagamento da prefeitura é de R$ 80 milhões. Temos mais da metade dos servidores na área da Saúde, que custam R$ 50 milhões”, disse o secretário.