Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Piauí registrou 20 crimes eleitorais de compra de votos no final de semana da eleição

Segundo boletim informativo do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Piauí já registrou 59 crimes eleitorais somente de 12 a 15 de novembro. Desse total, 20 são por compra de votos, 26 por concentração de leitores, 08 por desobediência e 04 por boca de urna e 01 dano à urna.

Leia também: Candidato a vereador e sua esposa são presos em Parnaíba por compra de voto

(Foto: Agência Brasil)

Também foram registrados 23 incidentes de segurança durante o mesmo período, sendo 17 por bloqueio de vias e 06 por manifestações. O Centro Integrado de Comando e Controle Estadual registrou ainda 59 ocorrências de indicação de produtividade, que resultaram em 42 prisões e/ou conduções, 13 inquéritos policiais instaurados e 04 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO’s) lavrados.

Até o momento, foram registrados 02 crimes contra candidatos, sendo um deles por ameaça à candidato e outro por lesão corporal à candidato. 

Ocorrências registradas pelo TRE-PI

Segundo informações da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-PI, até o momento não foram registrados pelos cartórios eleitorais ocorrências com urnas eletrônicas.

Entretanto, a Polícia Militar registrou 31 ocorrências nos municípios de: Teresina; Água Branca; Canto do Buriti, Cajazeiras, Geminiano, Paulistana, Jaicós, São Gonçalo do Gurgueia, Redenção do Gurgueia, Itaueira, Geminiano e Francinópolis, relacionadas a boca de urna, compra de votos, aglomeração de eleitores, desobediência as ordens da Justiça Eleitoral, fatos e imputações inverídicas – desinformação

Quanto a conduções e/ou prisões tivemos registro até o momento de três candidatos presos ou conduzidos e 28 eleitores.