Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Oposição cria dois blocos partidários na Alepi em busca de mais espaços nas comissões

Os deputados que fazem oposição ao governador Wellington Dias (PT) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) anunciaram a formação de dois blocos partidários. O intuito do grupo, minoria em relação a base aliada do petista, é conseguir indicar uma maior  quantidade de membros titulares nas comissões técnicas da Casa.

Nesta manhã (10), os deputados Marden Menezes (PSDB) e Teresa Britto (PV) participaram de uma reunião no gabinete do deputado Júlio Arcoverde (Progressistas), ocasião em que se sacramentou a estratégia e a forma como os parlamentares da ala oposicionista, que ainda conta com o Gustavo Neiva (PSB), deverão atuar ao longo de toda legislatura.

(Foto: Reprodução/Alepi)

“Vamos conversar com todos os deputados, independente de ser oposição ou não, pois todos participam das comissões temáticas [...] decidimos que vamos formar um bloco do PP e outro da oposição. Foi assim que ficou estabelecido para que a gente consiga o maior número de vagas nessas comissões”, disse o líder progressista.

Pela divisão de cadeiras, o PP garante ao menos um assento titular na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) enquanto a vaga do bloco formado por PV, PSDB e PSB será preenchida por Teresa Britto. “Tudo dentro do entendimento”, frisou Marden Menezes, líder deste grupo de agremiações que ficou na suplência do colegiado.

Apesar disso, a indicação para presidência da CCJ deve continuar com um membro da base governista, que terá o controle de quase todas as outras dez comissões permanentes da Alepi. O bloco formado por PT, PTB e PCdoB, por exemplo, deve indicar ao menos dois deputados para cada um dos colegiados.