Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Falta de energia: pipas na rede elétrica deixaram piauienses sem luz 771 vezes

O Piauí teve pelo menos 771 interrupções no fornecimento de energia ao longo de 2020 devido a casos de pipas enroladas na rede elétrica. O número repassado pela concessionária de energia do Estado revela o quão perigoso e arriscado esse tipo de brincadeira é quando praticada sem as devidas precauções e cuidados. Para se ter uma ideia, só nos últimos três dias, cerca de 20 mil clientes foram afetados nas regiões norte e sudeste de Teresina por conta de pipas enroscadas na rede de distribuição de energia.

Leia também: Prática de empinar pipas pode danificar a rede elétrica e causar acidentes  

Das 771 ocorrências do ano no Estado, 467 se concentraram na capital. Uma interrupção na distribuição de energia registrada no bairro Dirceu II nesta semana, por exemplo, afetou quase sete mil unidades consumidoras entre casas e estabelecimentos comerciais e de serviços. 

“Além de interromper o fornecimento de energia elétrica, que podem atingir inclusive serviços essenciais indispensáveis nesse período de pandemia, os curtos-circuitos provocados pelas pipas podem provocar danos em equipamentos elétricos e acidentes fatais visto que o curto-circuito pode provocar a queda de condutores energizados atingindo o brincante ou pessoas que estejam transitando pela área atingida na interrupção”, explica Raimundo Conde, gerente do Centro de Operações da concessionária de energia do Estado.


Foto: Divulgação

Em caso de ocorrências que envolvam a rede de energia, a população deve acionar a empresa distribuidora e fornecedora de energia no Piauí pelo telefone 0800 086 0800, que funciona 24 horas e recebe ligação gratuita de todas as operadoras. 

Confira abaixo os cuidados que as pessoas, sobretudo as crianças, devem ter ao empinar pipa e evitar causa acidentes.