Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Especialistas falam sobre pane no jatinho que traria Xuxa ao Piauí

Uma possível pane no jatinho que traria Xuxa Meneghel ao Piauí, na tarde de ontem (05), está dividindo opiniões e chegou a levantar suspeitas de alguns internautas. A apresentadora postou um vídeo no instagram, no qual aparece usando máscara de oxigênio e pedindo desculpas por não poder comparecer ao evento que divulgaria a Casa X, um local de eventos em Teresina.

O Portal O DIA falou com alguns especialistas para explicar o que pode ter acontecido. A informação inicial é de que o jatinho teria sido atingido por um raio e sofrido uma despressurização, o que obrigou o pouso de emergência.

Segundo o físico Romeu Oliveira, o material com o a qual é feito uma aeronave causa a blindagem eletrostática, evitando que um raio provoque danos. “Todo material condutor - a exemplo dos metais - quando eletrizados, concentram seu excesso de cargas na face externa, mantendo o campo elétrico interno nulo”, explica.

Na prática, devido à blindagem eletrostática, ninguém será acometido de descarga elétrica estando dentro de um condutor. “Inclusive, é muito comum que aeronaves sejam atingidas por raios, mas sem que haja problemas”, afirma Romeu.

O comandante Gregório Mendes, confirma a informação do físico. “Se ocorrer algum dano à aeronave, ele é mínimo. Talvez queime algum equipamento eletrônico, mas não conheço registro de despressurização provocada por um raio”, comenta o piloto.

Ele compara a pressurização de uma aeronave com um balão, que quando é furado libera todo o ar dentro. “A despressurização acontece se uma janela quebrar, por exemplo, ou se o selo da porta se romper. O choque do avião com um pássaro, por exemplo, pode causar isso”, disse o comandante Gregório.

Ele acrescenta, ainda, que as máscaras de oxigênio só são liberadas em duas ocasiões: automaticamente, quando há despressurização, ou quando o comandante libera (isso é possível em algumas aeronaves). “Eu achei estranho que as máscaras tenham sido liberadas. Nunca ouvi falar que um raio provocasse despressurização, mas não posso dizer que não tenha acontecido”, relativiza o comandante.

Nos comentários da postagem feita por Xuxa no instagram, muitas pessoas questionaram por que o cachorrinho da apresentadora, que estava no colo dela, também não usava a máscara. Outras acusaram-na de fazer drama e de usar a tragédia envolvendo jogadores da Chapecoense para se promover.

No jatinho com a Xuxa estava seu namorado, Junno Andrade, além do sócio da franquia Casa X, José Carlos e da empresária da apresentadora, Mônica Muniz. Ninguém saiu ferido.