Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Edital do concurso da PM do Piauí deve ser lançado em fevereiro

O edital do concurso da Polícia Militar do Piauí deve ser lançado na primeira quinzena do mês de fevereiro, confirmou o comandante da PM, coronel Lindomar Castilho, durante entrevista a O Dia Tv na tarde desta terça-feira (26). A expectativa era de que o lançamento ocorresse ainda nesse mês de janeiro. 


Leia tambémEspecialista dá dicas de como se preparar para concursos públicos em 2021 

Concurso PRF: edital é lançado com 1.500 vagas 

Concurso da Câmara Municipal de Teresina tem nova data definida; confira 



De acordo com Lindomar Castilho, o Nucepe foi contratado para promover o concurso e prepara o edital juntamente com uma comissão de oficiais da PMPI designada pelo comando geral. Ele explicou que os trabalhos seguem em ritmo acelerado e até o final do mês o edital deve ser concluído. 

“A demanda das pessoas que querem entrar na Polícia Militar é muito forte. Nós contratamos uma banca, o NUCEPE. Formamos uma equipe com vários oficiais para colaborar  na elaboração do edital. Queríamos muito terminar esse trabalho até o final do mês, não foi possível, mas até o final dessa semana estarão com essa minuta pronta”, disse. 

Foto: Elias Fontineli / O Dia

O coronel explicou que a fase seguinte será de submeter o edital aos órgãos de controle do estado para, enfim, ser divulgado aos candidatos. O período para esse trâmite deve durar pelo menos 15 dias caso não haja necessidade de alterações. Lindomar Castilho comentou que a divulgação pode ocorrer até a metade de fevereiro, mas não destaca um novo adiamento. 

“Nós trabalhamos com a possibilidade de até a primeira quinzena do mês de fevereiro. Não posso dizer que é certo, porque de repente alguma coisa e tem que ser modificado? Digo para os candidatos que não se preocupem tanto com o edital, mas se preocupem em estudar. É um curso muito procurado e os que já decidiram fazer aproveitem esse tempo para estudar”, recomendou. 

O concurso terá 650 vagas par ao cargo de Soldado, que é necessário ensino médio completo, e 40 vagas para o cargo de Oficial, que tem como requisito bacharelado em Direito. Os dias de aplicação das provas devem acontecer em datas diferentes para que os candidatos possam concorrer aos dois cargos.