Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Toque de recolher: Estabelecimentos são autuados no segundo dia do novo decreto

Mais de 60 estabelecimentos foram monitorados, oito foram notificados e quatro foram autuados pela Vigilância Sanitária de Teresina.

26/02/2021 12:07

Na noite de ontem (25), no segundo dia do novo decreto estadual, que determina medidas mais restritivas para contenção da transmissão do novo coronavírus, a Vigilância Sanitária de Teresina notificou oito estabelecimentos e lavrou quatro autos de infração por descumprimentos às normas. Mais de 60 estabelecimentos foram monitorados pelo órgão, que contou ainda com a parceria da Vigilância Sanitária Estadual e Polícia Militar na ação, nas zonas Leste, Sul e Sudeste de Teresina.


Leia mais: Toque de recolher: saiba o que acontecerá com quem for pego na rua durante decreto

Segundo a Vigilância Sanitária, em dois dias de fiscalização, mais de 120 estabelecimentos foram monitorados. Foram observados o horário de fechamento – estabelecido para as 22h – e também o cumprimento das normas sanitárias, como o uso de máscara por funcionários e clientes, distanciamento social, disponibilização de álcool, entre outros. “Nós fiscalizamos não só bares e restaurantes como também trailers, lanchonetes, hamburguerias, academias, todos os ramos de atividade que tem funcionamento noturno”, explica Larisse Portela, gerente de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Foto: Divulgação/FMS

Ela observa que boa parte dos estabelecimentos entendeu a importância de se cumprir o decreto e colaborar pro controle dos números em relação à pandemia. “Os estabelecimentos foram notificados principalmente por não cumprirem o horário de encerramento das atividades. Observamos também a ausência do uso de máscara por alguns funcionários de estabelecimentos, e alguns pontos de aglomeração de pessoas”, diz a gerente.

A gerente de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde destaca ainda que o planejamento da GEVISA conta com a estratégia de intensificar a obrigatoriedade de obediência às normas nos turnos manhã, tarde e noite. “Durante o dia, cerca de oito equipes se deslocam para atender a demanda de liberações de licença sanitária, denúncias e blitz. Para fazer as inspeções no turno noite, fizemos o planejamento de forma a garantir a saída diária de, no mínimo, duas equipes de fiscais. Dividimos para cada equipe duas zonas, de forma a abranger o maior percurso possível”, diz ela.

Foto: Divulgação/PM

Larisse Portela faz um apelo para que a população colabore com este trabalho e procure obedecer às normas sanitárias nestes locais. “Não é o momento de relaxar, sem ajuda de todos será impossível controlar os números relacionados à pandemia. Por isso fazemos um apelo à população em geral e ao empresariado para que continuem sendo parceiros da vigilância sanitária e de todos os órgãos e entidades envolvidas no combate à pandemia”, pede a gerente.

Já nos municípios do interior, a Polícia Militar esteve dando continuidade à fiscalização do cumprimento de decreto estadual, em operação conjunta com as Vigilâncias Sanitárias. Em Santa Filomena foi localizada uma loja de conveniência que estava funcionando após o horário permitido, com aglomeração de pessoas sem máscaras e ingestão de bebida alcoólica. Por fim, também foi feito TCO e encerramento dos atendimentos da loja. 

Foto: Divulgação/PM

Além disso, na Capital e no Interior um total de 409 estabelecimentos, dentre eles, bares e restaurante, foram orientados, 1.815 pessoas receberam recomendações a respeito das medidas estabelecidas no decreto estadual e 991 veículos foram abordados e averiguados. A Polícia Militar destaca que estabelecimentos devem permanecer funcionando até as 22h e que a circulação de pessoas está vedada no horário compreendido entre as 23h e as 05h. Com isso, recomenda-se que a população e os proprietários sigam as determinações dos decretos.

Edição: Com informações da FMS e da PM.
Mais sobre: