Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo estadual decreta toque de recolher de 23h às 5h

O comércio vai funcionar até 17h e os shopping de 12h às 21h. Bares e restaurantes poderão funcionar até 22h, ficando proibida a realização de festas e eventos que gerem aglomeração.

23/02/2021 20:17

O governo do Estado decidiu implantar toque de recolher entre 23h e às 5h da manhã, no período de 24 de fevereiro a 3 de março. A medida proíbe a circulação de pessoas em vias públicas ou espaços e vias privadas neste período determinado e é a principal mudança para combater a proliferação do novo coronavírus, que nos últimos dias aumentou significativamente a pressão sobre o sistema de saúde no Piauí.


Leia também: Governo do Piauí avalia a negociação de 2,5 mil imóveis públicos em desuso

Além do toque de recolher, restrições a eventos, festas e aglomerações continuam. O comércio vai funcionar até 17h e os shoppings de 12h às 21h. Bares e restaurantes poderão funcionar até 22h. A música será permitida, mas a fiscalização deve impedir que as pessoas se aglomerem nestes espaços. 

Aos finais de semana, o controle deve aumentar. Já no próximo sábado e domingo, todas as atividades comerciais serão suspensas, com exceção dos serviços essenciais. Além disso, as atividades religiosas poderão funcionar desde que cumpram os protocolos e um público máximo de 30% da capacidade.

O decreto assinado pelo governador Wellington Dias deve ser publicado nas próximas horas, após um dia de protestos de várias categorias vinculados ao comércio. Num primeiro momento, medidas mais restritivas chegaram a ser anunciadas, mas a pressão de representantes de segmentos econômicos fez o governo se reunir com categorias empresariais e abrandar medidas para os dias úteis (meio de semana). 

As medidas foram anunciadas após esta reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE) ampliado. Durante a reunião, o governador Wellington Dias fez questão de dizer que praticamente não há mais capacidade de aumentar muitos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), tendo em vista as dificuldades para conseguir profissionais com disponibilidade de enfrentar cargas horárias intensas de trabalho. “Quero deixar claro que os profissionais estão exaustos, não aguentam mais exercerem grandes jornadas, como vimos no primeiro momento, isso demanda uma grande responsabilidade para todos nós”, citou Wellington Dias.

O governador Wellington Dias cobrou responsabilidade de todos no processo de enfrentamento da covid-19. 

Mais sobre: