Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina tem seis hospitais com ocupação de UTIs acima de 90%

Na rede pública, apenas o Hospital de Urgência de Teresina Zenon Rocha (HUT), Hospital Infantil Lucidio Portella e a Maternidade Dona Evangelina Rosa possuem ocupação inferior a 90%.

01/03/2021 12:37

O boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) com a atual ocupação de leitos exclusivos para tratamento da covid-19, divulgado na noite deste domingo (28), mostra que o cenário do sistema de saúde na Capital ainda é preocupante. De acordo com o último levantamento, seis hospitais de Teresina estão com ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) acima de 90%.


Leia mais:

Segundo o boletim, os hospitais que estão em alerta para a taxa de ocupação de UTIs são: Hospital da Policia Militar Dirceu Arcoverde (90%), Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella (95%), Hospital Geral do Monte Castelo (100%), Hospital Getúlio Vargas (91,4%), Hospital São Marcos (95,2%) e o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (90%).

Foto: Agência Brasil

Na rede pública, apenas o Hospital de Urgência de Teresina Zenon Rocha (HUT), Hospital Infantil Lucidio Portella e a Maternidade Dona Evangelina Rosa possuem ocupação inferior a 90%.  Ao todo, a ocupação de leitos de UTI na capital, considerando hospitais públicos e privados, está em 80%, com apenas 43 leitos vagos de um total de 216.

Já no interior do Piauí, a situação é crítica nos municípios de Floriano, Oeiras e Parnaíba. No primeiro, dos 20 leitos de UTI disponíveis para atendimento covid no Hospital Regional Tibério Nunes, apenas 4 ainda estão vagos, resultando em uma ocupação de 80%. Já em Oeiras, dos nove leitos abertos no Hospital Regional Deolindo Couto para tratamento de terapia intensiva, apenas um está disponível. Por fim, em Parnaíba, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, único com disponibilidade de UTIs no município, apenas um dos 20 leitos de UTI covid ainda está vago.

Em todo o Estado, foram abertos 324 leitos de UTI para atendimento de pacientes graves com covid-19. Destes, 259 estão ocupados e apenas 65 estão livres. A atual taxa de ocupação de leitos UTI Covid no Piauí é de 79,9%.


Mais sobre: