Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ônibus: Empresários sugerem gratuidade apenas para estudantes da rede pública

A gratuidade suspensa aos finais de semana e feriados, ficando restrita apenas para quando houvesse aula

16/02/2021 14:21

Empresários que integram o Consórcio Poty, que opera o transporte coletivo na zona Norte de Teresina, apresentaram nesta terça-feira (16) a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) um conjunto de sugestões para solucionar os problemas que o sistema apresenta. Motoristas e cobradores de Teresina estão em greve desde o dia 7 de setembro.


Leia tambémÔnibus em Teresina: tarifa de R$ 5,05 seria o ideal para cobrir gastos, diz SETUT 


O superintendente da Strans, James Pessoa, explicou que o órgão foi procurado pelos empresários para apresentarem sugestões implantadas em outras cidades onde os empresários operam o transporte coletivo e que foram essenciais para resolver impasses entre empresários e trabalhadores. 

Das medidas mais imediatas que poderiam ser adotadas pelo município, os empresários apontaram que o benefício da meia passagem deve ser restrito aos estudantes da rede pública de ensino e válida apenas de segunda a sexta-feira, ficando a gratuidade suspensa aos finais de semana e feriados. 

Foto: Arquivo O Dia

Um acordo trabalhista para redução gradual de 50% dos cobradores para a implantação de bilhete eletrônico também está entre as alternativas sugeridas pelos representantes das empresas, assim como o banco de horas para regular a atuação dos trabalhadores durante o mês.

Foram apresentadas ainda medidas que necessitariam de um diálogo da Prefeitura de Teresina com o Governo do Piauí, como a redução sobre o Diesel e a isenção do IPVA dos veículos utilizados no transporte coletivo. 

“São sugestões apresentadas e que merecem ser analisadas pelo órgão. Vencida essa etapa, levaremos as sugestões ao prefeito que é quem decide todas essas situações. É interesse de todos resolver esses problemas. Todos os munícipes e os gestores de todas a instâncias estão interessados”, disse James Pessoa. 

Mais sobre: