Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: FMS implanta sistema de leito-dia para desafogar atendimentos

A medida foi anuncia como uma medida para desafogar os atendimentos

22/03/2021 16:44

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá implantar o sistema de leitos-dia Unidades Básicas de Saúde (UBS) exclusivas para atendimento da Covid-19. A medida foi anuncia pelo presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, como uma medida para desafogar os atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital.


Leia tambémCovid-19: Teresina divulga datas de vacinação de idosos de 70 a 76 anos 


O médico explicou que os leitos serão dedicados para a aplicação de medicamentos injetáveis. “Esse paciente poderá ir, se precisar, tomar seus medicamentos e voltar para casa. As UPAs terão sua classificação de risco intensificadas, então aqueles pacientes classificados como verde, que são aqueles com risco bem menor, serão encaminhados para serem atendidos na UBS Covid mais próxima do paciente”, explicou Gilberto Albuquerque. 

Foto: Assis Fernandes / O Dia

A conclusão de realizar a mudança foi tomada após análises de dados da FMS que apontaram 75% dos pacientes que procuram as UPAs apresentam casos mais leves da doença causada pelo novo coronavírus. “Desta forma, vamos facilitar para que as UPAs fiquem encarregadas dos atendimento aos casos mais graves, desafogando o serviço”, afirmou o presidente. 

Oxigênio

O médico e presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, comentou ainda que estão sendo adotadas providência para garantir o abastecimento necessário de oxigênio para o sistema de saúde de Teresina. Para ele, é preciso o aumento da produção e reposição do oxigênio por parte da empresa fornecedora. 


Leia tambémExército inicia transporte de cilindros de oxigênio para hospital de Parnaíba 


“Estamos em contato com empresas fabricantes ou locatárias de usinas de oxigênio do Brasil inteiro. Também estamos tentando encontrar o maior número possível de fornecedores para cilindros de oxigênio, e mantendo diálogo com a White Martins, empresa fornecedora, para que aumente a velocidade de reposição desses gases, ou seja, aumentar a frequência de enchimento dos tanques”, disse. 

Mais sobre: