Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bombeiros tem domingo mais calmo quanto ao número de chamados de incêndio

Na semana passada, a Corporação chegou a atender 26 chamados em um dia, mas neste domingo, foram contabilizados apenas seis.

24/09/2017 16:26

O Corpo de Bombeiros está tendo um começo de semana mais tranquilo com relação às chamadas para atender ocorrências de fogo em Teresina. Se na última quarta-feira (20), a corporação registrou uma queimada a cada 20 minutos na Capital, neste domingo (24) foram apenas seis chamados entre as 8 da manhã e as 16 horas. O Comando de Socorro do Corpo de Bombeiros considerou o dia atípico para um período de altas temperaturas e baixa umidade característico do B-R-O-Bró.

De acordo com o tenente Macedo, não houve registro de fogo em área residencial, somente em terrenos baldios e beiras de estradas. “Nós tivemos uma concentração maior de chamados na zona Sul, principalmente na PI-130, que vai levar até Palmeirais. Ali houve pelo menos quatro ocorrências de fogo na vegetação às margens da estrada, mas tudo controlado com relativa facilidade”, destaca o tenente.

Ainda segundo ele, as outras chamadas se deram na região metropolitana de Teresina, em terrenos baldios e cercados. “Estas ocorrências em áreas fechadas geralmente são de fogo provocado, ou seja, alguém que quis queimar o lixo ou limpar o terreno e as chamas fugiram de controle”.

Setembro supera agosto em focos de calor

O levantamento diário divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revela que o mês de setembro, mesmo estando ainda na sua terceira semana, já superou agosto inteiro no número de focos de calor registrados no Piauí. O Estado segue em nível crítico como um todo (em todas as regiões há áreas propícias para o início de queimadas) e mesmo as chuvas em locais isolados da região Sul não são suficientes para aumentar a umidade e reduzir os riscos de incêndio.

Até este domingo (24), o Piauí já somou 2.668 focos de calor. Agosto inteiro teve 1.572. Uruçuí, Santa Filomena e Ribeiro Gonçalves são os municípios com o nível maior de alerta, concentrando respectivamente 445, 165 e 157 focos.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: