Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Acidente de moto: Teresina tem redução de 21% na pandemia

A redução é consequência das medidas de isolamento social adotadas na capital como forma de enfrentamento à Covid-19

27/07/2020 18:01

Os acidentes de trânsito envolvendo motociclista apresentou uma queda de 21% durante a pandemia do novo coronavírus em Teresina. O dado foi obtido com base nos registros do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), local onde são socorridas das vítimas desse tipo de acidente.

Em 2019, de março a junho, o hospital recebeu 2.879 ocorrências com motos, sendo 748 em março, 689 em abril, 755 em maio e 678 em junho. Já no mesmo período desse ano, foram contabilizados 2.272 acidentes, sendo 638 acidentes no mês de março, 469 em abril, 604 em maio e 561 em junho.


Leia também

Isolamento em Teresina: decreto mantém mais rígido finais de semana de agosto 


A redução é consequência das medidas de isolamento social adotadas na capital como forma de enfrentamento à Covid-19. Com as atividades econômicas e sociais paralisadas, usuários de vários tipos de transporte ficaram mais tempo em casa, o que levou a um trânsito menos carregado e, consequentemente, menos acidentes.

Foto: Arquivo O Dia

A conduta do motoqueiro no trânsito é fundamental para garantir sua segurança, observa o agente da Strans, Torquato Neto. “Percebemos muitas atitudes proibidas sendo praticadas e, em especial, nesse período em que houve redução do tráfego. São manobras como subir em canteiros, trafegar pelas calçadas, não respeitar a sinalização e o excesso de velocidade são atitudes que causam muitos acidentes”, descreve.

O agente Hudson Rabelo lembrou que a pandemia exigiu entregas delirery, que em sua grande maioria é realizada em motos. “Com a pandemia, percebemos aumento na quantidade de motociclistas nas ruas de Teresina, devido à demanda pelo serviço de entrega de mercadorias que prioriza o serviço em motocicleta. Portanto, reforçamos a necessidade da utilização do capacete afivelado, o uso do retrovisor e o respeito ao limite de velocidade em cada via para evitar a ocorrência de acidentes graves”, disse. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: