Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Flávio Dino assina ordem de serviço para obra emergencial na Ponte da Amizade

Previsão é que os reparos estejam prontos em 60 dias.

08/10/2015 09:01

O Governador do estado do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), realizou uma vistoria na Ponte Presidente José Sarney, mais conhecida como 'Ponte da Amizade', na manhã desta quinta-feira (08). Durante a visita, na companhia do Prefeito Luciano Leitoa (PSB), foi assinada a ordem de serviço para a obra emergencial na estrutura danificada.

Foto: Elias Fontenele/ODIA

Em julho, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI), alertou sobre o desgaste no trecho da ponte que dá acesso à Avenida Maranhão, no sentido Timon - Teresina. A alça declinou bastante e rachaduras enormes já são percebidas, além do desnível acentuado.

O problema havia sido diagnosticado há cerca de um ano pelo Crea, mas nenhuma providência foi tomada pelo poder público. Após as constatações, a entidade comunicou à Prefeitura de Teresina, que alegou que os reparos na ponte deveriam ser feitos pelo Governo do Maranhão, tendo em vista que a obra foi realizada pelo Estado vizinho. 

Foto: Jailson Soares/ ODIA

Hoje, Flávio Dino afirmou que serão feitos reparos para garantir a trafegabilidade da Ponte da Amizade. Uma obra mais completa ainda depende de parcerias com outras esferas governamentais. "Essa é uma obra emergencial para garantir a segurança de todos que passam por aqui, até que consigamos alavancar os recursos necessários, tanto por parte do Maranhão, como Piauí e do Governo federal, já que é um rio nacional", disse o governador.

O investimento previsto é de R$ 401.192 reais. O recurso é oriundo do Tesouro Estadual do Maranhão. A obra deverá ser entregue em sessenta dias. A responsável é a empresa RM Estrutura e Pavimentação LTDA, que fica localizada no bairro Ilhotas, em Teresina. 

Fotos: Elias Fontenele/ODIA


O engenheiro Luiz Rêgo Neto esteve no local e explicou que reparos serão feitos na Ponte. "A gente percebe que tem uma erosão na alça de acesso. O trabalho será aterrar o buraco que existe e fazer uma parede de concreto para que esse aterro não volte a ceder. Além disso, o acesso dos pedestres será recuperado", garantiu. 

O governador Flávio Dino destacou uma reunião onde ficou acordada a priorização de novas obras, mais completas. "Eu estive reunido com o governador do Piauí Wellington Dias (PT), o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) e o prefeito de Timon Luciano Leitoa, onde tratamos sobre esse serviço. É de interesse comum, pois trata-se de uma região de desenvolvimento", disse Dino.


Leia Mais: Alça da Ponte Presidente José Sarney pode desmoronar a qualquer momento

Com estrutura comprometida, usuários temem transitar pela Ponte da Amizade 


Além dessa visita, a agenda do governador na cidade de Timon contempla a entrega de obras no 11º Batalhão de Polícia Militar e a assinatura da sanção de Lei nº 223/2015, que cria o Programa Especial de Desenvolvimento para municípios maranhenses que façam parte da Rede Integrada de Desenvolvimento (RIDE). 

Esta é a segunda vez que Flávio visita o município de Timon este ano. Em maio, ele apresentou novos projetos para a cidade e visitou alguns bairros, um deles o Boa Vista, que recebeu o Programa Mais Asfalto do Governo do Estado. O governador ainda garantiu um investimento de 400 mil reais em obras para o Hospital Estadual Alarico Pacheco.

Por: Nayara Felizardo (Do local) e Paloma Vieira (Da redação)
Mais sobre: