Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bolsonaro no Piauí: Governo vai discutir obras de infraestrutura com o presidente

Entre as reivindicações que serão apresentadas ao presidente, estão a ampliação da pista do Aeroporto da Serra da Capivara e a retomada das atividades no Parque Nacional.

30/07/2020 09:02

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desembarca às 9h50min no Aeroporto de São Raimundo Nonato em sua segunda visita ao Piauí. Na agenda, além da visita ao Museu da Natureza e reunião com gestores da região, o presidente se encontrará também com representantes do Governo onde discutirá pautas relacionadas à infraestrutura do Estado.

No momento, o único representante da equipe de Wellington Dias (PT) na visita do presidente Bolsonaro é o deputado estadual e secretário de Estado de Transporte, Hélio Isaías. Em conversa com a reportagem de O Dia, ele elencou as pautas que serão tratadas com o presidente, com destaque para obras do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato e na BR-235 que interliga municípios do Sul do Piauí.


Bolsonaro vem ao Piauí pela segunda vez como presidente - Foto: Jailson Soares/O Dia

“Vamos recepcionar nosso presidente e temos algumas demandas que já foram tratadas pelo Governo Federal juntamente com o Governo do Estado, como por exemplo, a melhoria do Aeroporto da Serra da Capivara. Ele tem uma boa estrutura, mas precisa de algumas melhorias. Por exemplo, a questão do Raio X para segurança dos passageiros, da instalação da torre, de um sistema de meteorologia e também a ampliação da pista para que aviões de maior porte possam pousar”, explicou Hélio Isaías.


Deputado Hélio Isaías fala sobre as pautas que serão tratadas com Bolsonaro - Foto: Jailson Soares/O Dia

A pista do Aeroporto Internacional da Serra da Capivara possui 1.650 metros, mas o Governo do Piauí pleiteia junto ao Governo Federal recursos para ampliá-la para pelo menos 2.500 metros de modo que o aeroporto possa receber aviões comerciais de passageiros como Boeings, por exemplo.

Também deve ser pauta de reivindicações apresentadas a Bolsonaro a infraestrutura e o turismo no Parque Serra da Capivara. Com suas atividades paradas desde 16 de março, quando o Governo Federal editou o decreto nacional suspendendo as atividades turísticas em razão da pandemia do novo coronavírus, o Parque Nacional amarga com a falta de recursos e prejuízos, uma vez que tem no turismo sua maior fonte de arrecadação.

Leia também: Ministro quer reestruturação da Serra da Capivara como modelo para o Brasil 

No momento, há pelo menos 85 guias turísticos que trabalham na Serra da Capivara com suas atividades completamente paradas e seus ganhos praticamente zerados. Há expectativa é que durante a visita de hoje, o presidente Jair Bolsonaro assine um decreto autorizando a retomada das atividades do Parque Nacional sob um rígido protocolo sanitário. Isso é o que já vem acontecendo em outros Parques Nacionais espalhados pelo país, como por exemplo o Parque dos Lençóis Maranhenses. 

Por: Maria Clara Estrêla, com informações de Eliezer Rodrigues
Mais sobre: