Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Penitenciária Regional de Campo Maior começa a funcionar e recebe 15 presos

Inauguração de penitenciária é antecipada por conta de superlotação em delegacias; agentes penitenciários continuam em greve.

14/09/2017 11:22

(Fotos: Divulgação/ SEJUS)

A Penitenciária Regional Nelson Mandela recebeu seus primeiros detentos durante a madrugada de hoje (14). 15 presos foram transferidos de Teresina para o novo presídio, localizado em Campo Maior.

A Secretaria de Justiça do Estado (SEJUS) antecipou a inauguração do presídio, que estava programada para o início de outubro. Segundo nota da Sejus, a unidade começou a funcionar em virtude da superlotação da Central de Flagrantes em Teresina, que mantém 70 presos, quando a capacidade do local é de apenas 15.

O Sindicato dos Policiais Civis do Piauí havia informado na tarde de ontem (13) que a partir desta hoje a Central de Flagrantes seria fechada e não receberia mais presos em Teresina. De acordo com o diretor jurídico do Sinpolpi, Constantino Júnior, a decisão foi tomada após os agentes penitenciários, que estão em greve, se negarem a receber os presos na Casa de Custódia.


Saiba mais:

Sinpolpi fecha Central de Flagrantes e delegados suspendem operações no Piauí 

Sinpoljuspi: para por mais presos no sistema, terão que 'matar' os agentes 


A categoria dos agentes penitenciários está em greve desde a segunda-feira (11), para reivindicar por melhores condições de trabalho. Durante a greve, foram suspensos serviços relacionados à movimentação externa dos presídios, como visitas, transporte de presos para audiências, transferências entre unidades e o recebimento de novos presos.

Assim, em dois dias de greve, o número de presos na Central de Flagrantes chegou a cerca de 70. Alguns deles tiveram que ficar em corredores, por não haver espaço nas celas. Com a inauguração da nova unidade prisional em Campo Maior, a situação na Central de Flagrantes deve ter um breve alívio. Os presos estão sendo transferidos para a Penitenciária Nelson Mandela durante toda a manhã de hoje (14).

Presos na Central de Flagrante esperam pela transferência para penitenciária Nelson Mandela (Foto: Sinpolpi)

Agentes penitenciários seguem em greve

O presidente do Sinpoljuspi (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí) afirmou que a inauguração da penitenciária de Campo Maior é ilegal, por que, já que os agentes penitenciários seguem de greve, os presos estão sob custódia de policiais militares. “Ele [Secretário Daniel de Oliveira] cometeu um atentado contra a categoria dos agentes penitenciários”, disse José Roberto Pereira. 

Segundo o sindicalista, a inauguração do presídio dessa forma se torna uma pauta a mais para o movimento grevista. “Esta pauta supera em magnitude todas as que tínhamos. Por si só, é uma pauta para que o movimento perdure de forma indefinida”.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: