Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Esperantina: vereador já havia ajudado o suspeito de ter lhe matado

Homem que teria atirado contra Tote Aristides tinha passagens pela polícia e em uma das vezes havia sido liberado com a ajuda do vereador.

29/08/2016 07:46

O homem suspeito de ter assassinado o presidente da Câmara Municipal de Esperantina  já havia sido ajudado pelo vereador anteriormente. O rapaz havia sido preso por supostas agressões contra sua esposa, mas Tote Aristides (PMDB), acreditando em sua inocência, dialogou junto à polícia para que ele respondesse ao processo em liberdade. O vereador foi morto com um tiro na noite de ontem (28) tentando apartar uma briga do suspeito com a mulher.

Em conversa com o PortalODia.com, o secretário de Segurança, capitão Fábio Abreu, deu detalhes da ocorrência. De acordo com ele, o vereador Tote Aristides esteve na residência do suspeito, que fica próxima à sua, tentando separar uma briga dele com a mulher e seu irmão. Visivelmente alterado, o suspeito teria deixado a casa e retornado pouco depois em uma motocicleta, armado e efetuando os disparos.

“Quando eles pensaram que estava tudo mais calmo e o vereador pediu para que a mulher abrisse o portão e ele pudesse ir embora, foram surpreendidos com os tiros na calçada. O suspeito havia pego essa moto e estava com os faróis desligados. Como a rua tem pouca iluminação, vieram perceber a aproximação dele já muito em cima e os tiros não eram para o vereador, mas provavelmente, para a mulher do suspeito”, explica o secretário.

Tote Aristides ainda teria entrado em seu veículo e dirigido alguns metros, mesmo ferido. Logo em seguida, foi socorrido por populares e encaminhado para o Hospital Doutor Júlio Hartman, em Esperantina. Contudo, ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito logo depois de dar entrada.

Quanto ao suspeito, a polícia evita dar nomes, mas diz que o homem abandonou a motocicleta pouco depois de ter fugido, e ainda retornou à sua residência onde teria conversado com familiares, que tentaram lhe convencer a se entregar. No entanto, ele empreendeu fuga novamente.

Para o secretário Fábio Abreu, ele não deve ter ido muito longe, porque estava sem o veículo. “Nós acreditamos que ele ainda esteja por perto, e pode ser que se entregue nas próximas horas. Até lá, temos várias viaturas em campo à sua procura, e já estamos pedindo à Justiça um mandado de prisão para o caso de esgotamento do prazo do flagrante”, finaliza o secretário.

Tote Aristides

O vereador Tote Aristides tinha 64 anos e era presidente da Câmara Municipal de Esperantina. Ele tentava a reeleição para o mandato no pleito de outubro próximo, pelo PMDB. No município, o vereador era conhecido por ser uma pessoa calma e conciliadora, procurando resolver os impasses existentes através do diálogo.

O corpo do vereador está sendo velado durante esta segunda-feira (29) e a Prefeitura Municipal de Esperantina decretou luto oficial.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: