Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Adolescentes que estupraram meninas em Castelo chegam a Teresina

Um dos acusados já teria mais de 60 passagens pela Delegacia do Município.

29/05/2015 08:20

Os quatro adolescentes acusados de terem estuprado e torturado quatro meninas em Castelo do Piauí na última quarta-feira (27) foram transferidos para Teresina e chegaram na noite de ontem (28) à capital. Os menores estão provisoriamente no Complexo de Proteção ao Menor Infrator, mas devem ser separados e conduzidos para o Centro Educacional Masculino (CEM) e o Centro Educacional de Internação Provisória (CEIP).


Leia também:

Adolescentes são sequestradas e violentadas em Castelo do PI 

Vítimas de estupro coletivo têm cortes do rosto e graves ferimentos 

Estupradores estavam alucinados pelo uso de drogas, acredita delegado 

10 mulheres foram vítimas de estupro no Piauí; oito são menores 


Um dos acusados já teria pelo menos 60 passagens pela Delegacia de Castelo nos últimos três anos, segundo o delegado Laércio Evangelista, que preside as investigações do caso de estupro coletivo. “Eu me lembro de pelo menos 10 processos que abri contra um desses adolescentes aqui na delegacia da cidade, principalmente por prática de assaltos e associação com o tráfico”, diz o delegado Laércio, que está à frente da Delegacia de Castelo desde junho do ano passado.

Em depoimento na Delegacia de Castelo, os adolescentes disseram que estavam usando droga quando viram as meninas chegando ao alto do morro. Eles estavam na companhia de um homem identificado como Adão José de Sousa (foto ao lado) que teria chegado ao município há um mês e teria participado do assalto a um posto de gasolina na cidade recentemente. Para o delegado Laércio, Adão estaria cooptando os adolescentes para o mundo do crime. Os menores confessaram ter participado do estupro coletivo.

Segundo o delegado geral de Polícia Civil do Piauí, Riedel Batista, a partir de agora os adolescentes encontram-se à disposição da Justiça, que terá um prazo de 45 dias para definir qual será a medida sócio-educativa a ser aplicada neste caso. “Se este prazo não for cumprido, então eles poderão ser postos em liberdade. É a lei e nós temos que cumpri-la. O trabalho da polícia é prender, agora é com a Justiça”, afirma o delegado Riedel.

As Polícias Civil e Militar continuam em diligências à procura de Adão, o último acusado de ter praticado o crime contra as garotas. Diante da possibilidade dele ter cruzado a fronteira do Piauí com o Ceará, a polícia piauiense contatou as Forças de Segurança do Estado vizinho, que também está auxiliando nas buscas e montando barreiras. Homens do RONE  e da Força Nacional também foram deslocados para Castelo e municípios vizinhos.

Mais sobre: